CARREIRA

Entrega de platinas marca o término do estágio dos cadetes na Academia da Força Aérea

Publicada em: 26/02/2014 16:31
Imprimir
Fonte: AFA

Entrega de Platinas emociona familiares  CB DiegoA cerimônia militar de entrega de platinas e apresentação do estandarte da Academia da Força Aérea (AFA) aos cadetes do 1º Esquadrão do ano de 2014 foi realizada no dia 21 deste mês. O evento marcou o término do Estágio de Adaptação e início da vida militar dos até então estagiários, e teve como ponto alto a entrega das platinas, que é o primeiro símbolo do cadete que almeja ser oficial. 

Durante a cerimônia, o estandarte da AFA foi apresentado aos novos cadetes, o qual representa as armas da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, Forças que originaram a aviação militar brasileira. Em latim, seus dizeres já adiantam aos jovens o ingrediente essencial na formação do futuro combatente: “MACTE, ANIMO! GENEROSE PUER, SIC ITUR AD ASTRA” que traduzido livremente significa: “Corage, jovem. É assim que se alcança os céus”.
 
Durante 40 dias, os jovens foram levados a seus limites, com intensa rotina de instruções sobre conduta militar, ordem unida, atividades físicas e regulamentos da Aeronáutica. “Esse momento foi muito importante. É uma sensação de emoção e orgulho por ter passado essa fase. Sentimento de vitória”, ressalta o cadete Davi do 1º Ano, 19 anos, natural de São Paulo (SP).
 
O nome escolhido pela turma é Fenrir, lobo mitológico nórdico que era um dos animais inimigos da casta dos deuses Aesir, com a característica de conseguir quebrar as correntes de todos os materiais experimentados, representando a capacidade de romper todas as barreiras visando ao poder e à prontidão para o combate. Expressa ainda uma forma ideal de valores, princípios e sentimentos a serem adotados por todos os integrantes do Esquadrão.
 
Após quatro anos, os Cadetes que concluírem o curso com sucesso serão nomeados Aspirantes-a-Oficial e se formarão em dois cursos de nível superior, tornando-se bacharéis em Administração Pública e bacharéis em uma das especialidades: Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar; Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica; ou Ciências Militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica.