COPA 2014

FAB apresenta esquema de defesa aérea para o mundial em junho

Publicada em: 17/02/2014 15:28
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Comandante do COMGAR ressalta a importância do evento  Agência Força Aérea/Sgt BatistaOs comandantes de todas as unidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), bem como de bases aéreas, conheceram na manhã desta segunda-feira (17/02), em Brasília, o esquema operacional que será utilizado na defesa aérea brasileira durante o campeonato mundial em junho.

"O envolvimento da FAB vai além do emprego de aeronaves" destacou o Comandante-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, ao ressaltar a importância do evento para o país. “Todos tenham atenção especial. Já temos experiência de outros momentos, como a Copa das Confederações, a Rio+20 e a Jornada Mundial da Juventude, mas a Copa é infinitamente maior”, afirmou o oficial-general na abertura.

A principal novidade da atuação da FAB na Copa está na modificação da estrutura interna para o comando do planejamento e emprego dos meios aéreos na defesa aérea. O Centro Conjunto de Operações Aéreas (CCOA), antes sob o comando do COMGAR, agora está sob a responsabilidade do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), único comando conjunto permanentemente ativado no país. O órgão, que também envolve a Marinha e o Exército, vai coordenar a mobilização dos meios aéreos e antiaéreos nas 12 cidades-sede do evento.

Testada em setembro do ano passado durante a Operação Laçador do Ministério da Defesa, realizada na região Sul do país, a modificação demonstrou que seria possível buscar um novo patamar na evolução doutrinária para a unidade de comando e esforço para o emprego militar. A medida também permite aprimorar o aproveitamento da estrutura e das aeronaves empregadas, além de melhorar a coordenação das ações. “É possível, é viável, é mais econômico e permite mais agilidade”, explica o Comandante da Terceira Força Aérea (III FAE), unidade responsável pelos esquadrões de caça da FAB, que esteve a frente do CCOA durante a Laçador.

Aeronaves de caça, transporte, helicópteros e aviões-radar serão diretamente empregados na defesa aérea na região dos estádios e deslocamentos de tropas.Diretor de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar José Alves Candez Neto  Agência Força Aérea/Sgt Batista

Restrição de circulação aérea - Para cada estádio foram estabelecidas áreas reservada (branca), restrita (amarela) e proibida (vermelha) para a circulação aérea. As regras são semelhantes as estabelecidas durante a Copa das Confederações. No período dos jogos, o espaço aéreo próximo aos estádios será submetido a restrições de voo. Para a abertura e encerramento, serão três horas antes e quatro horas após o início do jogo. Para a primeira fase da competição, o tempo de restrição será de uma hora antes e três horas depois. Nas demais fases, uma hora antes e quatro horas depois. Em breve, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), vai divulgar o Plano de Controle do Espaço Aéreo com as regras específicas para cada aeródromo durante o período do mundial.