ORDEM DO DIA

Dia da Aviação de Asas Rotativas

Publicada em: 07/02/2014 10:28
Imprimir
Fonte: COMGAR

Bravos combatentes da Aviação de Asas Rotativas!

A Força Aérea Brasileira que vivenciamos no presente participa intensamente da vida da sociedade, desde a sua criação, com olhos sempre postos no futuro promissor que todos almejamos. Porém, é nosso dever reconhecer os feitos do passado como forma de valorizar o extenso caminho já percorrido.

Nas palavras de Mahatma Gandhi, “A força não provém da capacidade física, mas sim de uma vontade indomável”. Foi assim que, cumprindo missão operacional nos helicópteros H-19 da Organização das Nações Unidas (ONU), na República do Congo, há exatos cinquenta anos, os então 1º Ten Av Ércio Braga, 1º Ten Av Milton Naranjo, 3º Sgt João Martins Capela Junior e 3º Sgt Wilibaldo Moreira Santos resgataram tripulantes e missionários que se encontravam dentro de território hostil, cercados por guerrilheiros congoleses fortemente armados.

Na incerteza da guerra, a destreza dos nossos militares garantiu o cumprimento daquela importante missão CSAR, representada, hoje, como marco da Aviação de Asas Rotativas. Ao enaltecer esta primeira atividade de Busca e Salvamento em Combate, concito todos a exaltarem a hierarquia, a disciplina, o profissionalismo, a coragem, a lealdade, a honra, o dever, o patriotismo, a liderança e a ética, pois sintetizam as qualidades dos nossos heróis que são cultivadas até hoje no Comando-Geral de Operações Aéreas.

Em plena fase de reequipamento e de consolidação operacional da Aviação de Asas Rotativas, temos sido testemunhas da eficiente operação do H-60L Black Hawk em regiões tão diametralmente díspares como a Amazônia e o extremo sul do país; de todas as potencialidades operacionais do H-36 Caracal nesta fase inicial de implantação nas Unidades Aéreas; da capacidade bélica invejável do AH-2 Sabre, com o emprego de canhões, foguetes e mísseis; da importância operacional do H-34 Super-puma, com sua versatilidade na realização de missões de naturezas diversas; do histórico do profícuo serviço prestado pelo H-1H Iroquois, em todo o território nacional; e de que o H-50 Esquilo continua no seu tenaz objetivo de formar aqueles que, oportunamente, estarão comandando essas imponentes máquinas.

Por meio desses vetores de combate, a Aviação de Asas Rotativas se destaca pela polivalência e pela pronta-resposta no cumprimento das mais variadas ações de Força Aérea, tais como as de ataque, supressão de defesa aérea inimiga, SAR, escolta, CSAR, infiltração e exfiltração aérea, transporte aéreo logístico e especial, evacuação aeromédica e defesa aérea, tendo sempre em vista como fim último a missão precípua de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro.

Caros tripulantes, mecânicos e pessoal de apoio da Aviação de Asas Rotativas, homens e mulheres que voam e fazem voar!
Os recentes avanços na tecnologia são uma realidade em nossa Força, porquanto hoje já adquirimos relevantes capacidades operacionais, como o resgate em condições de baixa visibilidade ou o poder de fogo necessário para neutralizar uma ameaça no solo ou no ar. Neste sentido, é imperioso que busquemos incessantemente o aprimoramento doutrinário dos nossos militares e o aperfeiçoamento tecnológico das nossas máquinas, a fim de que possamos prover um alerta com NVG em todo o território nacional, irmos mais longe, por meio do reabastecimento em vôo e sermos protegidos por sistemas de Guerra Eletrônica e com um poder bélico capaz de se contrapor a ameaças aéreas e de superfície.

Neste cinquentenário, espelhem-se nos heróis do passado que, ante o perigo, demonstraram inteligência, conhecimento e bravura ao resgatar os tripulantes e civis das áreas hostis e nos deixaram o legado do espírito de combate e altruísmo inerentes às equipes que trabalham incessantemente em prol de uma sociedade mais justa.
Perseveremos, pois, levando apoio, proteção e segurança aos mais distantes rincões do nosso Brasil ou do mundo. Ou, se necessário for, que o helicóptero seja a última coisa que o inimigo verá!
É assim que nos preparamos. É assim que empregamos!
Aos rotores, o sabre!

 

Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato

Comandante do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR)