EVENTO

Presidenta Dilma Rousseff destaca Operação Ágata em mensagem ao Congresso Nacional

Publicada em: 04/02/2014 13:03
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Sgt Rezende/Agência Força AéreaDurante a abertura dos trabalhos legislativos do Congresso Nacional, realizada na segunda-feira (03/02), a presidenta Dilma Rousseff destacou a operação Ágata 7 em sua mensagem presidencial do último ano de governo. A sessão solene contou com a participação do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, Ministro Interino da Defesa.

A mensagem presidencial faz parte da prestação de contas das atividades do governo em 2013. No texto, lido pelo Deputado Márcio Bittar, a presidente cita a apreensão de 575 toneladas de drogas e 2,6 mil armas de fogo nas operações de fronteira já realizadas. Dilma acrescentou ainda que por meio desse enfrentamento o Brasil evita o fortalecimento do crime.

A Operação Ágata 7, deflagrada em maio de 2013 pelo Ministério da Defesa, aconteceu simultaneamente em pontos estratégicos situados ao longo de toda a fronteira terrestre brasileira. A iniciativa é coordenada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e tem a participação de mais de 20 órgãos governamentais. No total, foram mobilizados 33.563 militares e 1.090 agentes de órgãos públicos e ministérios.

Veja aqui as aeronaves da FAB empregadas da Operação Ágata 7