COMANDO

Unidades da FAB do RS, RN e RJ recebem novos comandantes

Publicada em: 09/01/2014 13:25
Imprimir
Fonte: BANT, 1º GAAAD, BAGL

1º/11º GAV e 2º/5º GAV realizaram cerimônia de troca de comando na BANT   S2 DALADYERA primeira semana de 2014 trouxe mudanças de comando em diversas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) distribuídas pelo Brasil. Em Canoas, no Rio Grande do Sul, o Primeiro Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (GAAAD) recebeu, em cerimônia militar realizada na última terça-feira (07/01), o Major de Infantaria Luís Marcelo Sotoriva. O novo Comandante recebeu o cargo do Coronel de Infantaria José Roberto de Queiroz Oliveira, que esteve por dois anos à frente do Grupo.

“Foram dois anos de muitos desafios e conquistas para a Defesa Antiaérea da FAB. Sinto-me muito orgulhoso de me ter sido dada a oportunidade de comandar militares de elevado valor militar e profissional. Obrigado 1° GAAAD!”, disse o Coronel Queiroz em seu discurso.

O Major Sotoriva é natural de Erechim (RS) e estava no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República antes de ser designado para o atual cargo. “A missão do 1° GAAAD está diretamente relacionada à manutenção da soberania do espaço aéreo nacional. Comandar uma Organização com tal responsabilidade é um grande desafio, mas tenho certeza que o Grupo continuará colaborando para o engrandecimento da FAB, como tem ocorrido desde a sua ativação”, declarou o Major.

Esquadrões Gavião e Joker - Ainda no dia 07 de janeiro, outro Rio Grande oficializava suas passagens de Comando na capital Potiguar. Na Base Aérea de Natal (BANT), os tradicionais Esquadrões Gavião (1º/11º GAV) e Joker (2º/5º GAV), subordinados à Primeira Força Aérea (I FAE), receberam seus novos Comandantes.

No Esquadrão Gavião, o Tenente-Coronel Aviador André Luiz Barboza Topini transmitiu o cargo ao Tenente-Coronel Aviador Jair Novaes de Almeida. O novo comandante é natural de Nova Iguaçu (RJ), ingressou na FAB em fevereiro de 1988, possui mais de 3.000 horas de vôo, e seu mais recente cargo foi o de Comandante do Esquadrão de Pessoal da Base Aérea dos Afonsos.

O cargo de Comandante do Esquadrão Joker foi transmitido do Tenente-Coronel Aviador Francisco Claudio Gomes Sampaio ao Tenente-Coronel Aviador Rômulo Coutinho Lucas. O Comandante que assume o 2º/5º GAV é natural de Rio Pomba (MG), ingressou na FAB em 15 de março de 1987, tem mais de 3.000 horas voadas. Ultimamente exercia a chefia da Seção de Operações do Esquadrão Escorpião, sediado na Base Aérea de Boa Vista (BABV).

Saiba Mais

Os Esquadrões Gavião e Joker têm como missão a formação operacional dos Aspirantes-a-Oficial Aviador recém saídos da Academia da Força AéreaCerimônia oficializa mudança de Comando do 1° GTT e 1°/2° GT   3S BFT Marllon (AFA). O 1º/11º GAV opera a aeronave H-50, e é a Unidade responsável por formar os pilotos operacionais de helicópteros, através do Curso de Especialização Operacional de Asas Rotativas (CEOAR). A missão do 2º/5º GAV é formar os pilotos da aviação de caça na FAB, ministrando o Curso de Especialização Operacional da Aviação de Caça (CEOCA). As duas Unidades aéreas, além do Esquadrão Rumba (1º/5º GAV), formam o tripé da formação operacional dos pilotos da FAB; e junto com o Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), compõem as Unidades da I FAE, todas sediadas na BANT .

Rio de Janeiro

Na quarta-feira (08/01) foi realizada na Base Aérea do Galeão (BAGL) a passagem de comando do 1° Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) e do 1° Esquadrão do 2° Grupo de Transporte (1°/2° GT).

No 1° GTT, o Tenente-Coronel Marco Antonio Parreiras entregou o Comando do Grupo para o Tenente-Coronel Cleber dos Passos Jorge, militar natural do Rio de Janeiro, ex-chefe da Seção de Material e de Operações do próprio 1° GTT. Seu último cargo foi o de Subcomandante da Base Aérea de Belém (BABE).

O 1°/2° GT recebeu o Tenente-Coronel Alessandro de Oliveira Araújo, que agora comanda a unidade no lugar do Tenente-Coronel André da Silva Ferreira. O Tenente-Coronel Alessandro é natural do Rio de Janeiro, onde foi chefe da Seção de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da V FAE e da Seção de Operações do 1°/5° GAv. Sua última função foi de Instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica.