JORNADA ESPACIAL

Alunos e professores assistem palestra do astronauta Marcos Pontes

Publicada em: 18/12/2013 13:52
Imprimir
Fonte: DCTA

Os alunos conheceram detalhes e curiosidades sobre o trabalho do astronauta  CLBIOs 78 alunos e professores participantes da 10ª edição da Jornada Espacial assistiram a uma palestra com o astronauta Marcos Pontes, realizada no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN). No evento, ele falou sobre a Missão Centenário - projeto que enviou o primeiro brasileiro ao espaço em 2006. Os participantes também tiveram oportunidade de conhecer as instalações e funcionamento do CLBI.

O astronauta brasileiro contou aos participantes da Jornada detalhes e curiosidades de sua ida ao espaço. As rotinas de preparação antes de embarcar, as simulações de ambiente sem gravidade e as técnicas para aprender a sobreviver no espaço foram alguns dos temas abordados.

“Um país se faz com ciência, tecnologia e educação. Encontros como a Jornada Espacial cria agentes multiplicadores do conhecimento e ainda forma futuros profissionais para a nação”, comenta o astronauta. Durante sua palestra ele também relembrou sua trajetória na Força Aérea Brasileira (FAB) em organizações como a Academia da Força Aérea (AFA) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

A Jornada

A Jornada Espacial é um evento que premia os alunos mais bem colocados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA!). Neste ano, eles puderam conhecer o universo da ciência e tecnologia aeroespacial na organização militar que lançou o primeiro foguete no Brasil, a CLBI.

Em uma das atividades do evento, os alunos aprenderam a criar um lançador e um foguete usando materiais como garrafas plásticas, canos de PVC e papelões. “É muito interessante ver os assuntos da física sendo mostrados dessa forma. Depois dessa atividade, me deu vontade de participar de uma operação de lançamento de verdade”, diz Micael Pereira, um dos alunos participantes.

A oportunidade de conhecer as instalações do CLBI e entender o processo de lançamento e rastreio de um foguete foi um dos momentos de maior aprendizado para o professor de física do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Helder Tanaka. “Enxergo isso como uma chance de ampliar o meu repertório e futuramente melhorar a minha abordagem do assunto para os alunos”, afirma. Na atividade, estudantes e professores visitaram o Centro de Controle – local onde são monitorados os lançamentos e o Centro de Telemetria – responsável pelo rastreamento.

A Jornada Espacial, que acontece desde 2005, é um evento de iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com a parceira do CLBI, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Para José Bezerra Pessoa Filho, membro da comissão organizadora do evento, é importante mostrar para os jovens as atividades que são realizadas no setor aeroespacial nos dias atuais. “É fundamental apresentar as possibilidades dessa área que pode trazer benefícios para todos nós”, finaliza.