SOCIAL

Prefeitura dos Afonsos realiza mais de 900 atendimentos em bairros carentes no RJ

Publicada em: 12/12/2013 14:35
Imprimir
Fonte: PAAF

A Prefeitura de AeronáuticACISO na Prefeitura de Aeronáutica de Afonsos  S1 Pires/ III COMARa dos Afonsos realizou pela primeira vez no dia 30/11 uma Ação Cívico Social para a população dos bairros de Jardim Sulacap e Marechal Hermes no Rio de Janeiro. O objetivo foi proporcionar ao público o acesso a serviços gratuitos de emissão de carteira de identidade, cadastramento na Central de Apoio ao Trabalho (CAT-RJ), corte de cabelo, recreação infantil, consulta processual, registro tardio, aula de auto-maquiagem, entre outras atividades. Mais de 900 atendimentos foram realizados.

Os participantes puderam, ainda, receber orientações de médicos e dentistas sobre saúde da família e higiene bucal, além de receber informações sobre direitos legais e assistir a palestras educativas com os temas: as formas de ingresso na Carreira Militar, a prevenção e o tratamento de diversos tipos de doenças psicológicas e físicas e os malefícios do uso de drogas.

Cerca de 490 cidadãos foram beneficiados pela ação cívico-social. Entre eles, o casal Marcelo Clei de Andrade e Simone Fonseca de Andrade, que destacou a importância do evento. “É a primeira vez que vemos um evento como este aqui na Vila, o que contribui e fortalece o acesso à informação e aos serviços públicos de maneira rápida e fácil. Muitas pessoas, por exemplo, não têm noção da gravidade e das formas de prevenção do câncer de mama e aqui elas estão podendo conhecer um pouco mais sobre a doença”, afirmou o casal.

Para a Capitão Intendente Roberta Luz Cabo, uma das coordenadoras da ACISO, a Ação é a oportunidade da FAB organizar a centralização de serviços essenciais à comunidade. “Assim promovemos cidadania e fortalecemos o espírito patriótico”, ressaltou.

O Coronel Intendente Antonio José Moreira Evangelista, Prefeito de Aeronáutica dos Afonsos, enxerga a ACISO como uma oportunidade de aproximação com a comunidade. “Vimos a importância da FAB para a população e pudemos experimentar a sensação de atuar como instrumentos da Força Aérea Brasileira no cumprimento de sua missão, que não se restringe à manutenção da soberania do espaço aéreo, mas abrange responsabilidade cívica, justiça social, defesa da cidadania e promoção de qualidade de vida”.

A ACISO contou com o apoio da Clínica da Família, DETRAN, Polícia Federal, Instituto Embeleze, Mary Kay, Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Secretaria Especial de Envelhecimento saudável e Qualidade de vida, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes de Câncer (ABRAPAC), Central de Apoio ao Trabalhador (CAT-RJ), Associação de Moradores e Amigos da Sulacap (AMISUL).