CRUZEX

Cerca de 2 mil participam de Portões Abertos em Caicó (RN)

Publicada em: 18/11/2013 13:32
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea / 2°/1° GCC

P  2°/1° GCCela primeira vez, a Força Aérea Brasileira realizou o evento Portões Abertos em Caicó, distante 260 km da capital Natal (RN). Cerca de 2 mil pessoas visitaram na quinta-feira (14/11) a infraestrutura do Sítio Radar, estruturada pelo Esquadrão Aranha (2°/1° GCC) no aeroporto da cidade, para dar apoio a CRUZEX Flight 2013.

O público teve acesso à área de campanha e pode conhecer a aeronave de sobreaviso, o helicóptero H-34 Super Puma. Além disso, foi exibido vídeo institucional da Força Aérea Brasileira, seguida de uma breve explanação do Comandante do Esquadrão Aranha, Major-Aviador Cyro André Cruz, sobre a operação e a escolha da cidade como sede temporária para o estabelecimento do sítio, com a instalação do Radar e demais equipam  2°/1° GCCentos de telecomunicações.

Para atuar na CRUZEX, Caicó recebeu mais de 70 militares e equipamentos que complementam a rede operacional de Natal e Recife. Além de nove canais VHF e UHF, o radar tridimensional TPS-B34, com raio de alcance de cerca de 500 quilômetros, é o elemento mais importante da estrutura. “O que montamos aqui é o complemento necessário para construir a imagem que aparece na tela dos controladores aéreos. A área de serras e terrenos elevados da região exigem um equipamento próprio no local. Sem ele, ficaríamos com uma peça do quebra-cabeça faltando e o espaço aéreo da CRUZEX não seria controlado por completo”, explica o Major-Aviador Sandro Benedet, Comandante interino do Sítio Radar. “Nossa intenção é falar e ver, produzir comunicação e imagem para operar com segurança e eficiência durante o exercício”, completa.

O evento contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Caicó e com o Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte, que realizaram a segurança das pessoas na área externa ao local.