COPA 2014

FAB ministra curso de vigilância eletrônica para Guarda Municipal de Curitiba

Publicada em: 14/11/2013 15:16
Imprimir
Fonte: CINDACTA II

Brigadeiro Bastos destacou a parceria entre o CINDACTA e a Guarda Municipal  Soldado David Araújo/CINDACTA IICerca de 30 integrantes da Guarda Municipal de Curitiba participam do curso de vigilância eletrônica ministrado pelo Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II). Depois de três semanas de aulas sobre eletricidade e eletrônica, aterramento, circuito fechado de TV, câmeras e lentes, redes, direito de imagens, instalação e manutenção, os alunos  terão condições de recuperar 56 câmeras de segurança da capital paranaense.

De acordo com o Diretor da Guarda Municipal, Inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, a iniciativa implicará economia de R$ 1,6 milhão para os cofres do município, considerando que o mesmo valor seria gasto para restabelecer o sistema. “Além disso, a capacitação trará uma economia mensal de aproximadamente R$ 30 mil, valor que seria empregado na manutenção das câmeras de videomonitoramento da cidade”, afirmou o diretor.

As aulas que iniciaram na segunda-feira (11/11) encerram em 28 de novembro e fazem parte da ampliação do sistema de segurança para a Copa do Mundo de 2014. Curitiba é uma das cidades-sede do evento e o Centro de Coordenação de Defesa de Área estará sob a responsabilidade da Força Aérea Brasileira. O curso é Coordenado pelo Batalhão de Infantaria do CINDACTA II.

Durante a abertura do evento o Comandante Interino do CINDACTA II, Coronel Luiz Ricardo de Souza Nascimento, falou sobre a importância da parceria das instituições. “Temos o objetivo comum de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da sociedade. O caminho único para isso é o estreitamento de relações entre as corporações, para compartilhar conhecimentos”, afirmou.

Para o Brigadeiro Amilcar Andrade Bastos, Adjunto ao Coordenador de Defesa de Área para Assuntos da Copa 2014, a integrOs guardas municipais vão recuperar 56 câmeras de segurança  Imagem públicaação dos órgãos de segurança pública só traz benefícios à sociedade. “Muito mais do que um legado para um grande evento como a Copa do Mundo de Futebol, o compartilhamento deste conhecimento é algo que ficará para a cidade de Curitiba”, diz ele.

Saiba mais - O curso de vigilância eletrônica é ministrado há seis anos para as equipes internas do Cindacta II. Esta é a primeira vez que o curso é estendido a uma turma completa da Guarda Municipal. No próximo dia 20 de novembro, o curso receberá o prêmio de melhor projeto de Soldado Cidadão da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília.