CRUZEX

Portões Abertos reúne 30 mil e arrecada 2 toneladas de alimentos na Base Aérea de Natal

Publicada em: 11/11/2013 08:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  O "Portões Abertos" realizado pela Base Aérea de Natal (BANT) no sábado (09/11) reuniu 30 mil pessoas e arrecadou cerca de duas toneladas de alimentos não perecíveis. Os produtos serão doados a instituições de caridade.

O público pode ver de perto helicópteros, caças e aviões de carga de oito países em um só lugar. O evento que integra a programação do exercício CRUZEX Flight 2013, contou com apresentações de paraquedismo e sobrevoo com manobras do helicóptero Blackhawk.

Ao som de bandas locais, os visitantes tiveram a chance de entrar no C-130 Hércules do Brasil e do Canadá e na cabine do caça A-1 da Força Aérea Brasileira (FAB), além de conhecer as aeronaves IA-58 Pucará, F-5 Tiger, F-2000 Mirage, F-16 Fighting Falcon, A-37 Dragonfly, A-29 Super Tucano e os Helicópteros AH-2 Sabre e H-60 Blackhawk.

“É uma oportunidade única e interessante. Não é comum as pessoas terem acesso às aeronaves dessa maneira, ver de perto aviões como o Hércules e conhecer caças tão diferentes como o A-37 da Colômbia, não dava para perder”, comenta Leonardo Dantas, morador de Monte Alegre, cidade distante 40 km de Natal, que veio com amigos especialmente para o evento.

A criançada ganhou programação especial. Além de parque infantil, oficinas de pintura, corte e montagem de miniaturas de aeronaves, o show da Turma da Galinha Pintadinha animou os pequenos.

No meio da tarde, o helicóptero H-60 Blackhawk realizou demonstração de rapel e manobras. “Muito lindo ver os homens pulando do céu”, expressou a pequena Laura, de 5 anos. A mãe da garota, Shayonnar Bezerra, veio com toda a família acompanhada de amigos para conhecer as aeronaves e aproveitar as atrações infantis.

Logo depois, os visitantes receberam sete paraquedistas, entre eles o cantor Waldonys. O show  que encerrou o evento
incluiu no repertório o Hino do Aviador tocado na sanfona e músicas do forró pé-de-serra.

Saiba mais - Acompanhe a cobertura completa das operações durante a CRUZEX em tempo real pelos canais de mídia social da FAB e também no site oficial do exercício www.cruzex.aer.mil.br.