CRUZEX 2013

Diretor fala sobre as novidades do maior exercício de combate aéreo da América Latina

Publicada em: 30/10/2013 11:16
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Em entrevista à FAB TV, o diretor da CRUZEX Flight 2013, Brigadeiro do Ar Mário Luis da Silva Jordão, fala sobre a importância do maior exercício de combate aéreo da América Latina. Realizada pela Força Aérea Brasileira desde 2002, o treinamento traz novidades nesta edição. “Houve um processo evolutivo muito grande, de conhecimento, de incorporação de doutrinas, com isso conseguimos trazer mais países. Isso aumenta a interação entre as forças aéreas, aumenta a troca de conhecimento, padroniza ações para que a Força Aérea Brasileira possa atuar no cenário internacional em ações conjuntas com outras forças aéreas”, explica o oficial-general.

Neste ano o número de países participantes é recorde: nove. São mais de 90 aeronaves. Serão realizados voos de pacote com aproximadamente 75 aeronaves por missão. Haverá aumento do número de missões de transporte aéreo e participação de forças especiais. Além disso, o exercício realizado a partir da Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, incorpora a tecnologia do shot validation, um sistema que vai conferir mais precisão a validação do emprego dos armamentos nos exercícios de combate.  Veja entrevista:

Saiba mais -  A cobertura completa da CRUZEX também pode ser acompanhada no site www.cruzex.aer.mil.br e em tempo real pelos canais de mídias sociais da FAB.