SUPER TUCANO

Pilotos da Esquadrilha da Fumaça se tornam instrutores da aeronave

Publicada em: 29/10/2013 14:00
Imprimir
Fonte: EDA

 O “CursO curso ocorre desde o dia 14/10  Ten Cocate / EDAo de Formação de Instrutor da Aeronave A-29 Super Tucano” ocorre no  Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) desde o dia 14 de outubro. O primeiro piloto a participar foi o Major Marcelo Oliveira da Silva que teve como instrutor o Major Ubirajara Pereira Costa Júnior, também integrante da esquadrilha.

 “A formação é pré-requisito básico para que o piloto possa transmitir seus conhecimentos aos novos alunos que irão ingressar na Fumaça a partir de 2014”, afirma o Major Marcelo.

Nos próximos dias, mais oito pilotos da Fumaça também vão realizar o curso. No Esquadrão, já existem três aviadores que ingressaram no EDA em 2012 como instrutores de A-29 e são responsáveis pela formação dos outros integrantes da equipe.

Para se tornar instrutor, as etapas necessárias consistem em missões na nacele (cabine) traseira. São elas: adaptação diurna, voo noturno com o uso de instrumentos e participação no voo em formação com duas aeronaves.

“Para o EDA, trata-se de uma das etapas do processo de implantação do A-29. Todos os outros pilotos também serão formados pelo curso. Isso é a Fumaça ganhando as próprias asas, pois aqui o militar é aluno, piloto e instrutor ao mesmo tempo. E com o curso, ganhamos experiência, pois quando ensinamos, aprendemos também, sempre na busca pelo aperfeiçoamento. É uma satisfação muito grande ficar habilitado para ser professor dos novos integrantes da Esquadrilha”, finaliza o Major Marcelo.