ANIVERSÁRIO

Esquadrão Gavião completa 46 anos formando pilotos de helicóptero

Publicada em: 22/10/2013 09:55
Imprimir
Fonte: 1°/11° GAv

Passagem Aérea dos helicópteros durante solenidade militar  1°/11° GAVO Esquadrão Gavião (1º/11º GAV) celebrou em Natal (RN), no dia 18 de outubro, seu 46º aniversário. A Unidade é responsável pela formação operacional dos pilotos de asas rotativas da Força Aérea Brasileira (FAB) e dos mantenedores da aeronave H-50 Esquilo. Para marcar a data, vários eventos foram realizados durante a última semana, entre eles, a corrida Gavião e a Alvorada Festiva, que contou com a participação de nove aeronaves H-50 e um helicóptero H-1H.

A programação comemorativa  ainda contou com culto ecumênico, descerramento de placa do graduado e praça padrão, solenidade militar e confraternização. O efetivo do Esquadrão participou também de uma competição entre as esquadrilhas, que contou com torneio esportivo, tiro militar, provas de habilidade operacional, cabo de guerra, e corrida de 5 km. A esquadrilha amarela foi a vencedora e garantiu a Taça Eficiência 2013.
Ao final das celebrações, 20 militares receberam a “Menção Destaque Operacional do COMGAR”, que tem o objetivo de valorizar o desempenho dos militares com relevantes serviços ao Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR).
Esquadrão Gavião
O 1º/11º GAV, sediado na Base Aérea de Natal (BANT), opera o Helicóptero H-50 e executa missões de resgate SAR. É responsável pela formação operacional dos pilotos de asas rotativas da FAB, através do Curso de Especialização Operacional de Asas Rotativas, com duração de um ano, para os Aspirantes a Oficial Aviador que saíram da Academia da Força Aérea (SP). O Esquadrão Gavião forma também os mantenedores da aeronave H-50 Esquilo.