EDUCAÇÃO

Colégio Brigadeiro Newton Braga recebe menção honrosa

Publicada em: 07/10/2013 16:48
Imprimir
Fonte: III COMAR

Alunas trabalho oleos essenciais  Suboficial Marcelo Trancoso / CBNBDois projetos desenvolvidos pelo Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), instituição de ensino mantida pela Força Aérea Brasileira (FAB) no Rio de Janeiro, obtiveram menção honrosa no II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência (II EIDC). O evento ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de setembro e foi realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ). O objetivo é debater as ações e trajetórias da divulgação científica no Brasil junto a profissionais, estudantes e pesquisadores.

Os projetos "Fazendo ciência e arte a partir do óleo usado para fritura" e “Extração de óleos essenciais: ensinando ciências e fazendo arte” são coordenados pelo Suboficial Marcelo Delena Trancoso, professor de Química do CBNB, e têm a participação de cinco estudantes da primeira e da terceira série do Ensino Médio.

É a segunda vez que o CBNB recebe uma menção honrosa pelo trabalho da extração de óleos essenciais. A primeira foi no III Simpósio de Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, realizado no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), em maio deste ano. Com o trabalho sobre o óleo usado para fritura, o colégio já obteve o primeiro lugar na área de Ciências Exatas e da Terra, na VI Feira de Ciências Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (VI FECTI), realizada em novembro de 2012.

Para o suboficial Marcelo Trancoso, o reconhecimento dos trabalhos em eventos científicos é extremamente positivo. “A realização dos projetos e a divulgação das nossas atividades é muito gratificante, pois permite a desmitificação das ciências e promove a motivação dos nossos estudantes para o estudo e pesquisa na área científica. Além disso, participar de eventos desse nível divulga o nome do CBNB e da Força Aérea Brasileira”, afirmou.