SOLENIDADE

FAB comanda substituição da Bandeira Nacional

Publicado: 04/10/2013 12:18
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Neste domingo, dia 6 de outubro, às 10h, será realizada a solenidade de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.Com a coordenação do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), a cerimônia será presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito. O objetivo é despertar o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais na população brasileira. 

O evento este mês tem caráter especial, pois comemora-se o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Com esse intuito, o grupamento será formado por pilotos militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares do Distrito Federal, além da participação das suas respectivas bandas e de diversas autoridades civis e militares. 

Na solenidade, a Guarda-de-Honra será composta pela Banda de Música, Comandante e Estado-Maior, Bandeira Nacional e o grupamento de bandeiras históricas. Participará também da solenidade, a Bateria Caiena - do 32º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro –, que executará a salva de 21 tiros.

 Troca da Bandeira Nacional 

O Pavilhão, que será hasteado ao som do Hino Nacional Brasileiro, equivale a uma área de 280m2 e pesa cerca de 90kg. A Bandeira Nacional substituída é arriada somente após a outra ser erguida no topo do mastro de 110 metros de altura.

A substituição da Bandeira Nacional acontece todo primeiro domingo de cada mês por meio do revezamento entre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e as forças auxiliares do Distrito Federal.