SAÚDE

HCA alerta sobre risco de hipertensão arterial em idosos

Publicada em: 03/10/2013 12:35
Imprimir
Fonte: HCA

O Hospital Central da AePlateia   Lucia Helena Vellosoronáutica (HCA) realizou nesta quarta-feira (02/10) uma palestra sobre o tema “Hipertensão Arterial Sistêmica” no auditório do HCA no Rio de Janeiro. O evento fez parte das comemorações do Dia do Idoso (01/10) e da Campanha de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

Cerca de 60 integrantes do grupo de convivência da Unidade de Geriatria e Gerontologia (UGG) assistiram à palestra ministrada pelo diretor do hospital, Brigadeiro Médico Armando Celente Soares, e receberam orientações sobre como prevenir a doença.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônico-degenerativa que configura fator de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral e o infarto. Tem alta prevalência no Brasil e existe ainda uma grande porcentagem de indivíduos que não sabem se são portadores do HAS. Além desses fatores, a possibilidade de se ter a doença aumenta com a idade, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 60 a 70% da população acima de 70 anos é hipertensa.

“A idade é um fator que acarreta o aumento da pressão, por isso há uma maior ocorrência em pessoas acima dos 65 anos.”, ressaltou o Brigadeiro, durante a palestra. Ele disse ainda que “para prevenir, os idosos devem diminuir o sal, praticar atividade física e visitar o médico com freqüência.”.

SERVIÇO

Os participantes dos grupos de convivência da UGG têm na programação atividades artísticas e de artesanato, como coral, teatro e dança cênica. As reuniões acontecem segundas e quartas-feiras. Quem estiver na melhor idade pode se inscrever no grupo através do telefone: (21) 35013193