SAÚDE

FAB recebe prêmio por apoio ao transporte de órgãos

Publicada em: 25/09/2013 14:55
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Agência Força Aérea/Sgt Jhonson BarrosA Força Aérea Brasileira recebeu na manhã desta quarta-feira (25/09) o prêmio Destaque na Promoção da Doação de Órgãos e Tecidos 2013. O troféu foi entregue ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o lançamento da campanha nacional de doação de órgãos, em Brasília (DF).

A FAB integra o sistema brasileiro de transporte de órgãos. A homenagem à instituição é o reconhecimento pelo apoio as centrais de captação distribuídas pelo Brasil e pelo esforço logístico aéreo para acessar localidades de difícil acesso, como é o caso da região amazônica.

Em seu discurso, o Comandante destacou o trabalho realizado pela FAB em janeiro deste ano no transporte de pele do Chile para Porto Alegre (RS) para o socorro às vítimas do incêndio da boate Kiss. "O envolvimento não se restringe a aeronaves e pilotos, mas também a controladores para que deem celeridade à missão", enfatizou o Comandante em referência a prioridade que as aeronaves que transportam órgãos ou em missão de UTI aérea têm.

No caso de Santa Maria, a FAB empregou helicópteros H-60 Black Hawk e um avião C-105 Amazonas, transformado na maior UTI aérea já utilizada no país, para o transporte dos feridos. O esforço logístico da FAB também contribuiu para acabar com a espera na realização de transplantes no Distrito Federal, que lidera o número de cirurgias de transplante de córneas ao lado dos estados de São Paulo, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul. "O Brasil é o recordista mundial em transplantes totalmente gratuitos", destacou o Ministro da Saúde. Leia na Aerovisão quantos profissionais e unidades são acionadas para dar prioridade ao transporte aéreo de órgãos.

O deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS) recebeu prêmio na categoria individual pela atuação na proposta da criação da semana nacional de medula óssea, como mecanismo de aumentar a divulgação do cadastro nacional de doadores.