SOCIAL

FAB transporta mais de 1 ton de medicamentos para população do interior do Amazonas

Publicada em: 25/09/2013 07:24
Imprimir
Fonte: VII COMAR

C-105 Amazonas transporta mais de uma tonelada de medicamentos  S1 PabricioUma aeronave C-105 Amazonas do Esquadrão Arara (1°/9° GAV) decolou de Manaus (AM) na segunda-feira (23/09) com mais de mais de uma tonelada de medicamentos, além de oito médicos e enfermeiros, para atender a população nos municípios do interior do estado. No roteiro da ação cívico-social do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) estão Envira, a 1.206 km de Manaus e Itamarati, distante 982 km da capital. A ação vai até a próxima quinta-feira (26/09).

A equipe de saúde é composta por profissionais das áreas de pediatria, dermatologia, ginecologia e clínica médica. Os medicamentos reúnem anti-inflamatórios, analgésicos e antiparasitários. Os remédios foram doados pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Envira.

Para o coordenador da ACISO, Tenente Médico Waldyr Moysés de Oliveira Júnior, eventos como esse têm um desafio a ser superado: a logística. A Amazônia tem dimensões continentais e poucas ligações por estradas. Isso torna o uso do avião indispensável na região. Para uma missão como essa, precisamos transportar os medicamentos, a equipe de saúde e os materiais para os atendimentos”, afirma o médico. Para ele, o sucesso da missão depende dos pilotos da FAB. “Eles são preparados para realizar pousos seguros com cargas grandes. Se não é possível utilizar uma aeronave de grande porte, toda mobilização e planejamento são modificados”.