NACIONALIZAÇÃO

FAB finaliza testes de plataforma aerotransportável

Publicada em: 19/09/2013 11:43
Imprimir
Fonte: CELOG

CELOG desenvolve plataforma autônoma aerotransportável  CELOGA primeira plataforma autônoma aerotransportável para carregamento de pallets produzida por indústria nacional passou nos testes operacionais finalizados na quarta-feira (18/09) pelo Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA). O projeto foi desenvolvido pelo Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG), unidade da Força Aérea Brasileria responsável pela nacionalização, em parceria com a fabricante de veículos especiais Lavrita Engenharia. 

A plataforma, batizada de “Mamuth”, foi feita sob medida para o C-130 Hércules, aeronave utilizada atualmente, e também para o KC-390. Com capacidade de 18.000kg, o novo equipamento aumenta a operacionalidade das missões de transporte logístico e deve ser utilizado inclusive no Haiti, missão humanitária que despertou a necessidade do projeto em 2010. A nova plataforma permite suprir as necessidades operacionais da FAB com mais agilidade de carga e descarga de aeronaves, mesmo em aeroportos que não ofereçam apoio em solo.  

Além da evolução na operacionalidade e na facilidade de manutenção, a plataforma se destaca pela segurança de operadores e cargas. Foram dois anos de trabalho conjunto entre o CELOG e a empresa para desenvolver a tecnolgoia e garantir o índice mínimo de 75% de nacionalização do produto.

 

imagens/original/18639/dsc04483.jpg