CIDADANIA

Banda de música da Aeronáutica se apresenta em partida do Campeonato Brasileiro

Publicada em: 11/09/2013 15:27
Imprimir
Fonte: CINDACTA II

Integrantes da Banda de Música  Suboficial Zampieri / CINDACTA IIO São Paulo perdeu para o Coritiba por 2 a 0 e aumentou o seu drama na zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro 2013. Mas a partida realizada neste domingo (8/9) no estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR), já ficou marcada na memória de algumas pessoas antes mesmo da bola rolar. Antes do jogo, a Banda de Música da Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) tocou o Hino Nacional Brasileiro para o público de 18 mil pessoas, além da transmissão por rádio e TV.

“Para nós da Força Aérea Brasileira foi uma grande alegria nos apresentarmos neste evento. Estamos gratos ao Coritiba pelo convite e pelo carinho em nos acolher. Foi uma honra poder abrilhantar esse início de jogo de futebol e presenciar milhares de pessoas entoarem, com um sentimento nacionalista, o Hino Nacional. Fiquei muito emocionado.”, disse o Suboficial Almir Cordeiro, regente da banda, composta por 43 militares.

Além do Hino Nacional, a banda surpreendeu e tocou o hino do Coritiba FootBall Clube e a música "Coritiba – Eterno Campeão". A banda foi reverenciada e aplaudida de pé. Também foram executados o hino do Paraná, o tema do programa Esporte Espetacular, Aquarela do Brasil e Coração Verde e Amarelo.

O torcedor Erson Vieira, elogiou a apresentação. "Ver a banda de música da Força Aérea Brasileira no Estádio foi um momento muito especial para mim. Fui transportado para a minha infância, vivida na cidade de Londrina. Achei muito interessante essa aproximação da FAB com a sociedade, o que demonstra a humanização das Forças Armadas. Acredito que, principalmente para as crianças, foi mais um momento para reaprender valores, trazidos pela FAB por meio da música.", declarou.

A banda de música do CINDACTA II foi criada em abril de 1957. Ela propicia aos militares da Força Aérea suporte aos treinamentos de canto de hinos e canções, além de participar de treinamentos e formaturas.