SEGURANÇA DE VOO

SERIPA III realiza seminário no Rio de Janeiro

Publicada em: 21/06/2013 13:32
Imprimir
Fonte: CENIPA

O Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), com sede no Rio de Janeiro, promoveu um Seminário para os aeronavegantes da região. O objetivo do evento foi o de elevar os níveis de segurança de voo da aviação de instrução. O seminário de prevenção de acidentes aeronáuticos, que aconteceu dia 11 de junho, no aeródromo de Maricá-RJ, reuniu a comunidade local da aviação de instrução.

O Capitão Aviador Raphael Vargas Vilar abordou a Prevenção nas operações aéreas destacando os principais tipos de ocorrências na aviação de instrução na área do SERIPA III, bem como as principais ferramentas utilizadas na prevenção. Conforme explicou o palestrante, os fatores que mais afetam a segurança desse tipo de aviação são identificados no deficiente planejamento do voo, supervisão e julgamento por parte do piloto. Para mudar esse cenário, o Capitão Raphael recomenda medidas de prevenção, que devem ampliar as horas de aulas teóricas, estudar os manuais da aeronave e seus limites, além de combinar exercícios a serem executados no voo, conforme o planejamento em solo.

O Tenente Aviador Leonardo Neves Carneiro tratou sobre risco baloeiro, uma ameaça constante à aviação nas proximidades dos aeródromos no período das festas juninas. Ele chamou a atenção dos pilotos para a presença da soltura de balões de ar quente não tripulado, capazes de afetar a segurança de voo. Também explicou sobre a prevenção na aviação de instrução. O foco da palestra relacionou a doutrina aplicada aos voos, supervisão de escalas, além do estrito cumprimento dos procedimentos referentes ao planejamento da missão.

O seminário focou o risco aviário, com a demonstração do Plano Básico de Gerenciamento do Risco Aviário, levantando aspectos sobre a colisão com fauna e a necessidade de controle de tais ameaças para a aviação.

O Coronel Aviador (R1) Paulo Sérgio de Oliveira Santos falou aos aeronavegantes sobre segurança operacional na área de manobras, ressaltando os cuidados quanto a movimentação de aeronaves, viaturas e pedestres no pátio do aeródromo.

Assunto(s): , ,