HOMENAGEM

Correios lança selo em homenagem ao poeta do ar Júlio Cézar Ribeiro de Souza

Publicada em: 14/06/2013 12:42
Imprimir
Fonte: I COMAR

A Diretoria Regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos realizou na manhã desta sexta-feira, dia 14, no Aeroporto Internacional de Belém, o lançamento do selo personalizado em homenagem aos 170 anos de nascimento de Júlio Cézar Ribeiro de Souza, poeta, jornalista, professor e cientista paraense que, em meados do século XIX, revolucionou a aviação mundial com a descoberta da dirigibilidade dos balões.

O evento contou com a presença do Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, do bisneto de Júlio Cézar, Eurico Bentes, do pesquisador e professor Dr. da UFPA, Luis Bassalo Crispino, e autoridades civis e militares do estado.

Nascido na freguesia de São José do Acará em 13 de junho de 1843, Júlio Cézar conquistou o reconhecimento mundial com seu invento, unindo características do balonismo, da aviação e da observação natural de pássaros planadores. Seu invento representou uma revolução na navegação aérea, recebendo o aval do maior centro científico da América do Sul, o Instituto Polítécnico Brasileiro, e teve seus projetos patenteados no Brasil, França, EUA, Alemanha. Inglaterra, Rússia, Portugal, Bélgica e Áustria.

Ciente da importante contribuição deste paraense para o desenvolvimento da humanidade, foi idealizado o selo “Júlio Cézar Ribeiro de Souza – 170 anos do poeta do ar” como uma homenagem justa e merecida a um dos maiores gênios brasileiros, que passa agora a integrar o acervo iconográfico, bibliográfico e histórico dos Correios, bem como coleções de filatelistas em todo o mundo.

imagens/original/17441/dsc_1372.jpg