ORDEM DO DIA

DIA DO CORREIO AÉREO NACIONAL E DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE

Publicado: 11/06/2013 16:48
Imprimir
Fonte: GABAER

ORDEM DO DIA DO CORREIO AÉREO NACIONAL E DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE

Brasília, 12 de junho de 2013.

AOS HOMENS TOCADOS PELA SUBLIME INSPIRAÇÃO DOS ELEITOS, A PROVIDÊNCIA PERMITIU-LHES VER O INVISÍVEL, PERCEBER O INTANGÍVEL, REALIZAR O QUE ANTES ERA CONHECIDO, UNICAMENTE, COMO IMPOSSÍVEL.

QUANDO OS TENENTES CASEMIRO MONTENEGRO FILHO E NÉLSON FREIRE LAVENÈRE WANDERLEY LANÇARAM-SE AOS CÉUS EM BUSCA DO PLANALTO DE SÃO PAULO, MENOS DE VINTE E CINCO ANOS HAVIAM SE PASSADO DESDE QUE ALBERTO SANTOS-DUMONT RATIFICARA, INEQUIVOCAMENTE, A INVENTIVIDADE E A PERSEVERANÇA BRASILEIRA PARA O MUNDO, COM O PRIMEIRO VOO DO MAIS PESADO QUE O AR.

A AVIAÇÃO AINDA ENSAIAVA SEUS PRIMEIROS E HESITANTES PASSOS QUANDO OS PIONEIROS DO CORREIO AÉREO NACIONAL DECOLARAM APOIADOS POR MAPAS INCIPIENTES, INSTRUMENTOS IMPRECISOS, E A PÉTREA DETERMINAÇÃO DE CONGREGAR AS DIFERENTES CULTURAS DO NORTE, DO SUL, DO LESTE E DO OESTE.

NOS VOOS QUE SE SEGUIRAM, NOSSOS DESBRAVADORES – EDUARDO GOMES, LEMOS CUNHA, CASEMIRO, WANDERLEY, E TANTOS OUTROS – TRAÇARAM OS CAMINHOS QUE HOJE UNEM A NAÇÃO BRASILEIRA.

ESSE MAGNIFÍCO LEGADO REPOUSA PLACIDAMENTE SOBRE OS OMBROS DOS HOMENS E MULHERES DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE, HERDEIROS DA ADMIRÁVEL E NOBRE MISSÃO DE PERSONIFICAR O LÍDIMO SENTIMENTO DE UNIÃO E ALTRUÍSMO, VIRTUDES QUE PALPITAM NO PEITO DE CADA BRASILEIRO.

CONSCIENTE DESSA GRANDIOSA RESPONSABILIDADE, TÃO VIRTUOSA AVIAÇÃO APRESENTA-SE CADA VEZ MAIS MADURA, SEMPRE ENGAJADA EM SEU TRADICIONAL PAPEL DE INTEGRAR E APOIAR, À MEDIDA QUE SE MANTÉM, INCONTESTEMENTE, COMPROMETIDA COM O APRIMORAMENTO E A CONSOLIDAÇÃO DA DOUTRINA DE EMPREGO OPERACIONAL DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.

HOJE, NOSSAS TRIPULAÇÕES TRANSITAM COM EXCEPCIONAL EFICIÊNCIA PELOS DIFERENTES ESPECTROS DE OPERAÇÕES MULTINACIONAIS, COMBINADAS E SINGULARES, E COMPÕEM, AO OMBREAR, SINERGICAMENTE, ESFORÇOS COM TODAS AS AVIAÇÕES DA FORÇA AÉREA, O RÍGIDO PILAR A DAR SUSTENÇÃO À NOSSA MISSÃO BASILAR: MANTER A SOBERANIA DO ESPAÇO AÉREO DO NOSSO PAÍS.

ATENTA A ESSA VALOROSA TAREFA CONSTITUCIONAL, AS ASAS DO TRANSPORTE CONTINUAM A UNIR FAMÍLIAS SEPARADAS PELA DISTÂNCIA, A LEVAR O AMPARO AOS DESPROTEGIDOS E O DESENVOLVIMENTO PARA OS DESAGREGADOS, COM O MESMO VIGOR EM QUE SE ORGULHAM DA PRECISÃO DO RESSUPRIMENTO, DA EFICIÊNCIA NA BUSCA E DA IRREPREENSÍVEL COORDENAÇÃO NO REABASTECIMENTO EM VOO.

VALOROSOS INTEGRANTES DA AVIAÇÃO DE TRANSPORTE,

A VOCÊS FOI DADO O PRIVILÉGIO DE CONHECER TODOS OS CREDOS, RAÇAS E SOTAQUES QUE DÃO COR E VIDA À NAÇÃO BRASILEIRA, PERMITINDO QUE O AZUL, ESTAMPADO NA BANDEIRA DO PAÍS, SIMBOLIZE IGUALMENTE OS CÉUS DA CAATINGA, DA AMAZÔNIA, DO PANTANAL E DOS PAMPAS.

SUAS INTEGRADORAS MISSÕES TÊM O PODER DE REFLETIR COM FIDELIDADE A ALMA DO POVO BRASILEIRO, REVELANDO A DIMENSÃO DO PODER DO COLETIVO SOBRE O INDIVIDUAL, ASSIM COMO DO APOIO MÚTUO SOBRE O VOO SOLO.

HOJE, AO CONDUZIREM AS MODERNAS E PRECISAS AERONAVES SOB SUA CUSTÓDIA, LEMBREM-SE DE SE MANTEREM FIÉIS AO GENEROSO EXEMPLO DOS NOSSOS DESTEMIDOS ANTECESSORES, OS QUAIS DEMOSTRARAM COMO A FORÇA DE UM GUERREIRO NÃO VEM DE SUA ESPADA, MAS DA DESTREZA E DO PREPARO DA MÃO QUE A CONDUZ.

PARABÉNS À AVIAÇÃO DE TRANSPORTE.

QUE DEUS OS ABENÇOE NO CUMPRIMENTO DESTA RELEVANTE MISSÃO.

Tenente-Brigadeiro do Ar JUNITI SAITO
COMANDANTE DA AERONÁUTICA