ÁGATA 7

(Vídeo) Vice-presidente da República Michel Temer faz balanço das ações nas fronteiras

Publicada em: 28/05/2013 09:29
Imprimir
Fonte: Ministério da Defesa/Agência Força Aérea

As operações Ágata e Sentinela serão contínuas, assegurou o vice-presidente da República Michel Temer, autoridade responsável por coordenar o Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), ação de governo que integra as duas operações. “Essas ações têm conseguido reduzir os crimes transfronteiriços e, por isso, serão constantes. Os que estão reclamando são aqueles que estão ilegais”, avaliou Temer, que visitou (27/5) o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada, em Foz do Iguaçu (PR).

A Operação Ágata 7, deflagrada há cerca de dez dias pelo Ministério da Defesa, acontece simultaneamente em pontos estratégicos situados ao longo de toda a fronteira terrestre brasileira. A iniciativa é coordenada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e tem a participação de mais de 20 órgãos governamentais.

Junto com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o vice-presidente recebeu informações sobre os resultados parciais da Operação Ágata. Participaram também da apresentação o chefe do EMCFA, general José Carlos De Nardi, e os comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, e do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri.

Segundo o chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira, a Ágata 7 mobilizou 33.563 militares e 1.090 agentes de órgãos públicos e ministérios. Na fronteira sul, que vai de Guaíra (PR) ao Chuí (RS), um dos trunfos da operação foi o uso simultâneo de Vants (veículos aéreos não tripulados) da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Polícia Federal, que permitiram mapear regiões onde ocorrem ilícitos e utilizar os dados para reprimir tais crimes.

Após a apresentação, o vice Michel Temer disse que o emprego do aparato militar “afugenta quadrilhas e reduz os ilícitos”. Em seguida, ele sobrevoou de helicóptero trechos onde estão atuando as Forças Armadas.