ANIVERSÁRIO

Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga completa 54 anos

Publicada em: 27/05/2013 14:17
Imprimir
Fonte: SCS/AFA

Uma cerimônia militar realizada na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), celebrou o 54º aniversário do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA-YS), na última sexta-feira (24).

Presidida pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida, o evento contou com a presença do Comandante do DTCEA-YS, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Bruno Pinto Barbosa e militares da unidade.

DTCEA-YS
Criado em 22 de maio de 1959 com a missão de apoiar o voo de instrução da futura instalação da AFA, o então Núcleo de Proteção ao Voo de Pirassununga em 54 anos de existência ampliou a sua jurisdição e missão. Hoje o DTCEA-YS é responsável por uma área de controle de aproximadamente 30.000 km2, ocupando a quinta maior movimentação aérea no Brasil entre as áreas de controle terminais.

O destacamento também coleta dados meteorológicos e condições atmosféricas, fornecendo informações de superfície aos aeronavegantes que cruzam o espaço aéreo da região no interior paulista.