MISSÃO DE PAZ

Soldados se despedem do DCTA rumo ao Haiti

Publicada em: 24/05/2013 16:06
Imprimir
Fonte: ACS/DCTA

Na manhã de sexta-feira (24/5), uma cerimônia militar no BINFA-64 marcou a despedida dos Soldados Claiton Pires Lacerda e Gabriel Domiciano de Oliveira, que estão deixando o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, para integrar o grupo de militares selecionados e treinados para a Missão de Estabilização da ONU no Haiti.

Os dois soldados fazem parte de um contingente de 1200 que está sendo treinado desde o início de janeiro. O grupo é formado por militares do Exército e da Aeronáutica, além de dois pelotões de forças amigas: um canadense e um paraguaio. O treinamento foi realizado em São Paulo e Cárceres (MT), e terminou em Cuiabá (MS), onde aconteceu a avaliação dos militares através da simulação do ambiente que eles encontrarão no Haiti.

Segundo o S1 Lacerda, que, assim como o S1 Domiciano, está saindo do país pela primeira vez, a razão de ter sido voluntário não é apenas a experiência profissional, mas a vivência: “aprenderemos não só técnicas operacionais, mas teremos contato com outra cultura, com outro idioma. É gratificante fazer parte de uma missão desse envergadura”, afirma.

Para o S1 Domiciano, o maior desafio será a distância da família: “para nós, que sempre moramos aqui em São José e sempre servimos aqui no DCTA, não é fácil deixar nossos familiares. Já tivemos uma prévia da dificuldade nesse tempo que estivemos em treinamento”, diz ele.

Em seu discurso durante a formatura, o Comandante do BINFA-64, Tenente-Coronel Sergio Luis de Araujo Peres, parabenizou os soldados pela conquista alcançada. E relembrou que uma de suas metas, quando chegou ao BINFA, era formar uma equipe de profissionais dedicados e capacitados que pudessem compor uma missão de paz da ONU: na época ainda um “sonho distante”.

“Essa vitória é fruto de um trabalho bem-feito, de reconhecimento por parte dos superiores e apoio da família. Que vocês sirvam de exemplo”, disse o Comandante.