SEGURANÇA DE VOO

SERIPA V alerta para a segurança das aeronaves de instrução

Publicada em: 22/05/2013 12:25
Imprimir
Fonte: CENIPA

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) realizou a Jornada de Segurança de Voo que discutiu o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), fatores humanos, práticas de manutenção e estudo de casos de acidentes aéreos com aeronaves de instrução. O evento aconteceu no dia 15 de maio, na sede do Aeroclube do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

Segundo o chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Carlos Emmanuel de Queiroz Barboza, o objetivo da jornada foi elevar o alerta situacional de pilotos e instrutores do aeroclube para aspectos relacionados às atividades de prevenção. “A percepção dos fatores e condições que afetam os procedimentos de manutenção requer uma perfeita sintonia entre o que é percebido pela tripulação e o que ocorre na situação real,” explicou o Tenente-Coronel Queiroz.

A jornada de segurança de voo reforçou a necessidade de manter a atenção permanente nos fatores humanos relativo às questões de estresse, conflito interpessoal, inexperiência, fadiga, distração, carga de trabalho e outras situações que afetam os profissionais e interferem diretamente na atividade aérea. O chefe do SERIPA V lembra que, para fazer valer a tríade do SIPAER - homem, meio e máquina - é necessário que o serviço de manutenção seja constante nas aeronaves de instrução.

Participaram da jornada de segurança de voo a direção do aeroclube, sócios, pilotos, instrutores, alunos e profissionais da manutenção e administração da entidade. O SERIPA V é um órgão do Centro de Investigação e prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) que atua na Região Sul.