ÁGATA 7

Força Aérea, Exército e Marinha realizam mais de 1800 atendimentos no Sul

Publicada em: 21/05/2013 18:03
Imprimir
Fonte: COMAR 5

Militares das Forças Armadas e civis do Grupo Hospitalar Conceição realizam mais de 1800 atendimentos médicos, odontológicos e de assistência social na região de Caçapava do Sul (RS). A ação cívico-social (Aciso), iniciada na segunda-feira (20/5), integra a sétima edição da Operação Ágata, coordenada pelo Ministério da Defesa. Apesar da chuva e do frio, moradores de comunidades carentes procuraram os serviços de saúde.

Em Santana da Boa Vista (RS), Silene Freitas dos Santos, de 40 anos, veio do interior do município à procura de um clínico geral. “Soube pela minha filha, porque avisaram no colégio. Fazia cinco meses que esperava pra ir ao médico”, contou a paciente que saiu da consulta com uma receita e foi encaminhada para a farmácia na própria Aciso.

Além dos clínicos gerais, a população tem acesso a ginecologistas, dermatologistas, pediatras e oftalmologista, especialidade mais procurada porque não há nenhum profissional na região. Além das consultas, há também serviços de assistência social, como a confecção de cartões do Sistema Único de Saúde (SUS), documentos e doação de agasalhos.

As ações estão sendo realizadas simultaneamente em Caçapava do Sul e outras quatro localidades da região central do Rio Grande do Sul: Santana da Boa Vista, Minas do Camaquã, Lavras do Sul e Durasnal. Nesta terça-feira (21/3), o mau tempo deu lugar ao sol e muitos pais acompanharam as crianças para conhecer o trabalho da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB) nas Aciso.

A Operação Ágata 7 faz parte das ações do Plano Estratégico de Fronteiras e está sendo realizada em toda extensão da fronteira brasileira com dez países sul-americanos. Militares das Forças Armadas e mais 20 órgãos governamentais realizam ações de vigilância e combate a crimes como tráfico de armas, narcotráfico e contrabando de veículos.