ORDEM DO DIA

Dia da Aviação de Patrulha

Publicada em: 21/05/2013 16:52
Imprimir
Fonte: COMGAR

O estado era de beligerância. O primeiro Batismo de Fogo da Força Aérea Brasileira, nos idos de 42, envolvendo as Forças Aliadas e os países do eixo no litoral de nosso país, mantém até hoje acesa a chama do idealismo que permeia o espírito da Aviação Militar no Brasil. O legado audacioso e perspicaz dos nossos heróis que dedicaram todas as suas habilidades intelectuais, físicas e mentais em prol de objetivos profícuos elevaram aos ares mais altos os resultados obtidos em diversos cenários de combate.

Nas décadas seguintes, o soar dos motores de máquinas como o P-15 NETUNO e o P-16 TRACKER fez ressurgir o sentimento de manter, incondicionalmente, a proteção das águas territoriais dotadas de riquezas infinitas e que tanto contribuem para a consolidação do Brasil no cenário mundial. É de importância inquestionável resgatar aqueles momentos de glória como forma de potencializar as ações dos homens e das mulheres de hoje no cumprimento de suas missões.

Esse ímpeto, norteado por valores sedimentados na Hierarquia e na Disciplina, tornou a Aeronáutica uma Força Armada capaz de garantir a soberania do nosso espaço aéreo defendendo interesses da nação brasileira e contrapondo-se ao inimigo que pode minar as resistências do País por meio de ações furtivas na costa marítima.

Referendando o “AGEUM de Olimpus”, o “Concilium Phoenix” e o “Areté de Netuno”, homenageamos as vitórias das Unidades Operacionais da Aviação de Patrulha nas imagens das cabeças alvas dos nossos antecessores que, integrados à jovialidade das atuais gerações, revivem os suportes fundamentais ao enfrentamento dos grandes desafios do desenvolvimento.

O panorama tecnológico vivido hoje impõe uma conduta dinâmica e pautada no aprimoramento acelerado, pois os modernos equipamentos permitem o desenvolvimento de uma infinidade de táticas e de técnicas, as quais, renovando-se diariamente, trazem consigo desafios inerentes a um vertiginoso desenvolvimento operacional.

As aeronaves P-95, com a sua plenitude atingida nos anos 90, semearam o conceito dos voos multimissão. A plêiade de sensores aeroembarcados possibilitava, já naqueles anos, o monitoramento do espectro eletromagnético na sua totalidade, exigindo uma postura aguerrida e intelectual dos oficiais e graduados engajados no Patrulhamento Marítimo e na Inteligência de Sinais. A oportuna modernização desse versátil equipamento faz os guardiões das costas marítimas do Norte e do Sul do País vislumbrarem horizontes ainda mais auspiciosos. Uma aviônica de última geração, atrelada à capacidade de detecção do Radar Seaspray, mostra um futuro promissor para este equipamento no controle e no policiamento do tráfego marítimo nacional.

Após mais de uma década de trabalhos incessantes de diversas instâncias da administração do Comando da Aeronáutica, acorda-se do sonho do P-3AM, caindo em uma realidade operacional sem dimensões. O sistema aeroembarcado de Patrulha mais moderno da atualidade permeia os voos muito além das 200MN em parceria com os já consolidados sistemas dos P-95.

A aplicação das aeronaves P-3AM suscitou a necessidade de um grande aperfeiçoamento técnico e intelectual no Universo dos Patrulheiros ao buscar contrapor-se às ameaças submersas que, sorrateiramente, podem estar sob as nossas águas. Da mesma forma, as fronteiras se romperam e a projeção do Poder Aeroespacial brasileiro já se apresenta nos mares gelados da Europa e nas águas setentrionais da África.

O contínuo aprimoramento nos treinamentos nacionais e internacionais serve de pilar para objetivos mais audaciosos, pautados, em breve, no potencial bélico caracterizado pelo emprego armado das aeronaves P-3AM. Com a aquisição de armamentos de última geração, o poder dissuasório alcançará níveis de destacada excelência.

Estas vitórias também são comemoradas na data de hoje, pois a Aviação de Patrulha retorna aos mais altos patamares operacionais de outrora. O orgulho e a vibração involuntários dominam os semblantes daqueles que têm no respeito e na camaradagem entre as equipagens de voo e as equipes de solo o sentimento do dever cumprido.

Os desafios que serão sobrepujados com dimensões a serem delineadas tomam, a cada dia de voo, contornos maiores. As experiências ora vivenciadas nas Forças Aéreas de vanguarda mundial levam a sérias reflexões acerca da responsabilidade depositada nas Asas da Aviação de Patrulha.

A estrutura sustentada pelos incansáveis P-95, agora potencializada com o poderoso P-3AM, permite aumentar o sentimento de segurança no seio de cada brasileiro. O Pré-Sal pode incrementar o crescimento econômico da Nação com a certeza de que modernos vetores e homens preparados estarão, diuturnamente, garantindo a aplicação dessas riquezas em prol do engrandecimento da nossa sociedade.

Essa realidade deixa claro que a Força Aérea Brasileira evolui constante e diariamente graças ao trabalho, à união e ao idealismo de seus homens e mulheres, movendo ações grandiosas sempre em benefício do Brasil e de sua gente.

Parabéns aos Patrulheiros e Salve a Aviação de Patrulha!

TEN BRIG AR NIVALDO LUIZ ROSSATO
COMANDANTE-GERAL DE OPERAÇÕES AÉREAS