QUALIFICAÇÃO

Alunos do Curso de Política e Estratégia integram Curso Superior de Defesa

Publicada em: 06/05/2013 15:49
Imprimir
Fonte: ECEMAR

Os 43 oficiais-alunos do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA) da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) participaram, de 21 a 27 de abril, de conferências com representantes dos três poderes em Brasília (DF). Pela primeira vez, a viagem de estudos integra o conteúdo programático do Curso Superior de Defesa (CSD), que a partir deste ano, passou a compor disciplina obrigatória nos Cursos de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) e do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx).

A missão teve como objetivo prover conhecimentos para os oficiais debaterem a Política de Defesa Nacional, a Estratégia Nacional de Defesa e os seus reflexos para o planejamento estratégico militar.

A comitiva, chefiada pelo Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Maximo Ballatore Holland, iniciou as atividades em 22 abril no Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) com a palestra do Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Operações Aéreas (EMGAR), Major-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, relacionado com os Estudos de Assuntos Relevantes da Aeronáutica (EARA), que serão desenvolvidos pelo CPEA-2013.
 
Nos dias 23 e 24 de abril, passaram a integrar o primeiro Curso Superior de Defesa (CSD) e assistiram a um ciclo de palestras no Auditório Pedro Calmon, localizado no Quartel General do Exército (QG Ex), proferidas pelo Ministério da Defesa, pela Polícia Federal e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), os quais abordaram aspectos da Política e da Estratégia Nacional de Defesa (END).

No dia 25 de abril, finalizando a série de conferências, o CSD assistiu às apresentações realizadas no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Ministro Ricardo Lewandowski e no Congresso Nacional pelo Senador.Ricardo Ferraço - Chefe da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e pelo Deputado Hugo Napoleão - Titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN).

Em sua viagem, o CPEA-2013, no dia 23 de abril, visitou também, o Comando da Aeronáutica, onde participou de almoço oferecido pelo Comandante da Aeronáutica, que contou, com a presença dos Ministros do Superior Tribunal Militar (STM), do Alto-Comando da Aeronáutica e da Assessora Jurídica do COMAER, Dra. Jurema Santos Rozsanyi Nunes.

Ao término da missão, o CPEA alcançou os objetivos previstos, quais sejam: identificar o papel e a atuação dos órgãos, bem como analisar os aspectos conjunturais dos países que se relacionam com o Brasil, de maneira a alicerçar os estudos acerca da atual Estratégia Nacional de Defesa.
 
Saiba mais – O Curso Superior de Defesa (CSD) prepara civis e militares das Forças Armadas e Auxiliares para o exercício de funções de assessoramento de alto nível, que envolva assuntos de defesa, tanto no âmbito do Ministério da Defesa como nos demais órgãos governamentais de interesse da defesa nacional, promovendo a interação entre os integrantes dos Cursos de Altos Estudos realizados pelas Forças Armadas e pela Escola Superior Guerra.

Com carga horária total de 242 horas/aula, o curso que reúne 250 participantes vai até novembro. Ele é desenvolvido concomitante com os Cursos de Altos Estudos - CAEPE/ C-PEM/ CPEAEx e CPEA, abrangendo assuntos comuns, inseridos nas áreas do conhecimento de Política, Defesa e Relações Internacionais.
O CSD é resultado de estudos realizados no âmbito do MD, sob a coordenação da ESG, de forma integrada, com a participação das quatro Escolas de Altos Estudos (ESG, EGN, ECEME e ECEMAR). Tem como principal característica constituir-se em um espaço de interação dos Cursos de Altos Estudos, conforme preconizado na Estratégia Nacional de Defesa (END).

 

Assunto(s): ,