COPA

Estamos prontos para garantir a segurança das operações aéreas, diz novo Chefe do EMAER

Tenente Brigadeiro Mendes assume o segundo cargo mais importante da FAB
Publicada em: 25/04/2013 17:04
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

O novo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes afirma que a Força Aérea Brasileira (FAB) está preparada para garantir  a segurança necessária das operações aéreas militares e civis, durante os eventos esportivos internacionais que o Brasil vai sediar. “Estamos fazendo a lição de casa, realizando simulações, preparando o nosso pessoal técnico, administrativo e operacional”, explica o oficial general que assumiu nesta quarta-feira (24/4) o segundo cargo mais importante na hierarquia da FAB, responsável pelo planejamento estratégico da instituição. (Veja entrevista)

Ex- Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Tenente Brigadeiro Mendes substitui o Tenente Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, que depois de 46 anos de dedicação à Força Aérea Brasileira vai para a reserva. Os dois são pilotos da aviação de caça e são colegas da turma de 1967, ano em que ingressaram na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena, Minas Gerais.  A cerimônia de transmissão de cargo realizada na Base Aérea de Brasília foi presidida pelo Ministro da Defesa Celso Amorim.
Nas palavras de despedida ao amigo e oficial general, o Comandante da Aeronáutica Juniti Saito pontuou e enumerou as contribuições do Tenente Brigadeiro Azevedo para a Força Aérea ao longo da carreira. “Missões de caráter eminentemente multidisciplinares, cercadas de notória sensibilidade, requerendo a ponderação e o equilíbrio de um oficial absolutamente completo”, declarou.
De todas as funções exercidas, a que mais marcou a carreira do Tenente-Brigadeiro Azevedo foi a de instrutor. “Ensinar é aprender; aprendi muito com a sensibilidade, as experiências e as peculiaridades dos alunos”, diz.
Amante da literatura e escritor, o Brigadeiro Azevedo recorreu ao poeta Fernando Pessoa para traduzir o momento em que deixa a FAB depois de quase 50 anos de trabalho. “De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que estamos sempre recomeçando... a certeza de que precisamos continuar... a certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... portanto, devemos fazer da interrupção um novo caminho”. (Veja a entrevista).

 Currículo - O Tenente Brigadeiro do Ar Azevedo nasceu na cidade de Florânia, no Rio Grande do Norte. Ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) no dia 1º de março de 1967, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena (MG). Entre os principais cargos ocupados estão o de Chefe da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington; Chefe da Seção de Planejamento Logístico do Estado-Maior da Aeronáutica; Chefe do Subdepartamento de Desenvolvimento e Programas e Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate; Chefe da Assessoria Parlamentar do Comandante da Aeronáutica; Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional; e Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica. Possui 6.000 horas de voo, das quais 1.800 horas na Aviação de Caça.

 Currículo - O Tenente-Brigadeiro-do-Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes é natural do Rio de Janeiro, ingressou na Força Aérea em 1º de março de 1967 e foi promovido ao atual posto em 31 de julho de 2009. Possui mais de 4.800 horas de voo, sendo mais de 1.500 horas dedicadas à Aviação de Caça, tendo voado 11 tipos diferentes de aeronaves. Ocupou até 16/04/2013 o o cargo de Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)