HOSPITAL DE CAMPANHA

Médicos da FAB atendem pacientes em Belo Horizonte

Publicada em: 22/04/2013 17:31
Imprimir
Fonte: CIAAR

O Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB) deve atender até 26 de abril cerca de 2 mil pacientes em Belo Horizonte (MG). Instalado desde o dia 22/04 em uma área da região noroeste da capital mineira, o HCAMP tem 33 médicos, 25 dentistas e 14 farmacêuticos. Os profissionais ingressaram na FAB por concurso público e agora passam por período de adaptação militar no Centro de instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado na Pampulha. O treinamento tem o objetivo de capacitar os futuros oficiais a prestarem atendimento médico-odontológico em situações reais de catástrofes e calamidades, em locais desprovidos de hospitais.

Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, são atendidos no HCAMP pacientes que tiveram as consultas pré-agendadas pelos centros de saúde nas especialidades de cardiologia, cirurgia geral, gastroenterologia, ginecologia, neurologia, oncologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pediatria e radiologia (ultrassom).
O HCAMP também realiza atendimento odontológico, incluindo procedimentos de extração e avaliações preventivas. 

Durante visita ao HCAMP, o secretário municipal de saúde, Marcelo Teixeira, ressaltou a importância da parceria: "Há cinco anos realizamos juntos esta atividade que une treinamento militar dos futuros oficiais ao atendimento médico-odontológico, de qualidade, à população belo-horizontina”, disse.

A dona de casa Maria José da Rocha, de 68 anos, gostou do atendimento. “Fui bem recebida deste a portaria até o momento da consulta.Ganhei até medicamento. O HCAMP poderia ser realizado mais vezes”, declarou.

Saiba mais
A última atuação do HCAMP foi em junho do ano passado, em apoio à população ribeirinha do Estado do Amazonas, em razão da maior enchente já registrada na região. Instalado pela primeira vez em uma balsa, o Hospital de Campanha Fluvial atendeu mais de dois mil ribeirinhos, durante os 40 dias de atuação. O HCAMP esteve nos municípios de Moura, Barcelos e Careiro da Várzea.
Em 2010, após o terremoto ocorrido no Haiti, o Hospital instalado em Porto Príncipe prestou atendimento a 36 mil pessoas e realizou 1.400 cirurgias, durante os quatro meses que permaneceu no local.

Hospital de Campanha em Belo Horizonte

Data: 22 a 26 de abril

Local: Parque Maria do Socorro Moreira, localizado na Av. Itaú, 100, bairro Padre Eustáquio (ao lado do aeroporto Carlos Prates)

Horário: Segunda a Quinta-feira (8h às 17h). Sexta-feira (8h às 12h)