ESPORTE

Embaixadora dos EUA na ONU conhece projeto na Comissão de Desportos da Aeronáutica

Publicado: 18/04/2013 17:35
Imprimir
Fonte: CDA

Entrada em Campo com Atletas  1º Sgt Xavier (CDA)A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice, conheceu no último domingo (14/04), a equipe de futebol feminino do Team Chicago, que treina há cinco anos nas instalações da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. O time é dirigido pelo suboficial da reserva Alexandre Mathias, que comandou a equipe de futebol feminino das Forças Armadas, campeã mundial em 2009, nos EUA.

Acompanhada pelo Cônsul Geral dos EUA no Rio de Janeiro, John Creamer, a embaixadora assistiu a uma apresentação sobre o programa e falou às 55 atletas sobre o empoderamento feminino (conceito sobre a necessidade da inclusão social e do exercício da cidadania). A diplomata também respondeu perguntas sobre a importância da liderança feminina no mundo e o trabalho que desenvole na ONU. 

A equipe formada por adolescentes entre 10 e 19 anos presenteou Susan Rice, que acompanhou por duas horas o treinamento e conheceu o programa. Ela destacou positivamente o fato de o projeto ser voltado para meninas ser realizado dentro de uma unidade militar, elogiando ainda as instalações da CDA.

O projeto - O principal objetivo do projeto não é a disputa de campeonatos e sim o desenvolvimento humano. Daí vem a preocupação com a preparação as meninas, inclusive com a integração de classes sociais. No ano passado, 14 atletas foram estudar e jogar em times universitários no exterior com bolsas de estudos integrais. Destas, sete foram para os EUA. Em 2013, quatro foram para a Suíça, uma para Inglaterra e uma para EUA. O projeto trabalha em parcerias duas instituições fazem a ponte entre o projeto no Brasil e os times no exterior. O clube americano Team Chicago, maior  formador  americano de atletas até 19 anos, e o Instituto Brasileiro de futebol que fica na Flórida e é dirigido por um brasileiro.