MODERNIZAÇÃO

Grupamento de Infraestrutura inaugura instalações em São José dos Campos

Publicada em: 03/04/2013 14:15
Imprimir
Fonte: GIA-SJ

O Grupamento de Infraestrutura e Apoio de São José dos Campos (GIA-SJ) inaugurou na segunda-feira (1/4) as novas instalações do Núcleo de Serviço Social (NUSESO-SJ). O novo prédio tem 600 m² de área construída e irá proporcionar melhor atendimento para projetos que envolvem a capacitação, geração de renda, prevenção à dependência química e assistência social aos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

“As novas instalações vão dinamizar e ampliar as ações de assistência social ao efetivo do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)”, afirmou o chefe do GIA-SJ, Coronel Intendente Humberto de Faria Alvim. Criado em junho de 2010, o NUSESO-SJ também desenvolve programas nas áreas de educação, saúde, alimentação, habitação e funeral. Além disso, realiza um programa de terapia com cavalos (equoterapia), feito em conjunto com o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica (BINFA-64). Único na Aeronáutica, o centro de  equoterapia atende, desde 2008, 50 famílias por ano, proporcionando a reabilitação motora de pacientes e maior qualidade de vida às pessoas com deficiência.

Coordenado pela assistente social Aline Marcheto, o Núcleo conta com militares, assistentes sociais, educadores, pedagogos, psicólogos, orientadores sociais e estagiários e realizou no ano passado 6.197 atendimentos.

Nova cozinha - No mesmo dia, o GIA-SJ também inaugurou a sua nova cozinha, considerada a mais moderna da Aeronáutica. A obra envolveu a construção de 2.100 m² e foi financiada pela Diretoria de Intendência da Aeronáutica (DIRINT). A modernização da cozinha conferiu maior qualidade, higiene e organização no preparo diário de 4.200 refeições para o efetivo do DCTA.

A nova cozinha foi dividida em setores específicos para facilitar o trabalho e evitar contaminações. Os equipamentos incluem fornos combinados, balcões refrigerados, caldeirão de pressão e câmaras frigoríficas. Um sistema de exaustão mais eficiente, assim como bloqueios sanitários em torno da cozinha, com lava botas e pia exclusiva para lavagem de mão, garantem um ambiente mais limpo e evitam a contaminação no preparo dos alimentos.

A obra envolveu ainda a construção de um auditório para 100 pessoas, que poderá ser utilizado para treinamento das equipes. "Durante a obra, a logística de produção e transporte das refeições representou um dos grandes desafios, principalmente em relação à manutenção da qualidade e segurança dos alimentos", afirmou o Coronel Humberto.

Participaram das cerimônias de inauguração o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Pohlmann, o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva, o Diretor de Intendência, Major-Brigadeiro Intendente Manoel José Manhães Ferreira, o Subdiretor de Encargos Especiais da DIRINT, Brigadeiro Intendente Luiz Tirre Freire, o Subdiretor de Abastecimento da DIRINT, Brigadeiro Intendente Eurico Jorge de Lima, o Chefe da 5ª Subchefia do Estado Maior do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), Brigadeiro Intendente Sérgio Lins de Castro, além de Oficiais Generais do DCTA.