FUMAÇA

EDA realiza apresentação nos 30 anos do Centro de Lançamento de Alcântara

Publicada em: 26/03/2013 15:00
Imprimir
Fonte: CLA

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) realiza nesta quarta-feira (27/3) uma apresentação em comemoração aos 30 anos do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) no Maranhão. As atividades começam às 15h30min na Avenida Litorânea, em São Luís (MA), nas imediações da Praça dos Pescadores. A abertura do evento será realizada pela Banda de Música do 24º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro. Logo após, integrantes da Federação Maranhense de Paraquedismo realizam um show de saltos.

A Esquadrilha da Fumaça fará um total de 55 acrobacias de alta performance que incluem o voo de dorso, especialidade da equipe. Durante 45 minutos o público vai acompanhar a performance de sete aeronaves T-27 (Tucano) de fabricação nacional. Além do 30º aniversário do CLA celebrado no último dia 1º de março, a apresentação faz uma homenagem para São Luís que no último dia 8 de setembro comemorou 400 anos de fundação.

À tarde o público poderá conhecer as formas de ingresso na FAB por meio de vídeos, informativos e palestra. Além disso, serão exibidos vídeos de operações de lançamentos e outras atividades desenvolvidas pelo CLA. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas participem das atividades.

A apresentação será a primeira de quatro exibições que o EDA realizará nos estados do Pará e Maranhão nessa semana. Na quinta-feira, a equipe se apresenta em São Geraldo do Araguaia, no Pará. Na sexta-feira, a Fumaça retorna ao Maranhão para exibição de suas acrobacias em Açailândia e no sábado na cidade de Imperatriz.

Esquadrilha da Fumaça
Criada oficialmente em 1952, a Esquadrilha da Fumaça é o Esquadrão de Demonstração Aérea, responsável pela divulgação da FAB em território nacional e internacional. Composta por 13 pilotos altamente treinados e capacitados, a Esquadrilha da Fumaça opera com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), e realiza, em média, 100 demonstrações ao ano. Além do Brasil, a "Esquadrilha da Fumaça" já se apresentou em países como Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiana, Honduras, Inglaterra, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela. Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça está sediada na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga-SP.

Centro de Lançamento de Alcântara
Criado por meio do decreto federal nº 88.136 de 01º de março de 1983, o Centro de Lançamento de Alcântara tem por missão executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como a execução de testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a política nacional de desenvolvimento aeroespacial. No Centro são realizadas importantes atividades do Programa Espacial Brasileiro como o "Programa de Microgravidade" quando são lançados experimentos a bordo de veículos de sondagem que alcançam ambiente de microgravidade e fornecem dados para o aperfeiçoamento de pesquisas nas áreas de eletrônica, biotecnologia, mecânica, dentre outras. Por tudo isso, o CLA é conhecido como "Janela Brasileira para o Espaço".