INSTRUÇÃO

Cadetes da Academia da Força Aérea realizam instrução de salto de emergência

Publicada em: 11/03/2013 12:53
Imprimir
Fonte: SCS/AFA

Setenta e sete Cadetes do Corpo de Cadetes da Aeronáutica realizaram neste final de semana o salto de emergência na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). A instrução busca capacitar o cadete a abandonar a aeronave militar com segurança utilizando paraquedas.

A instrução começou no dia 1º e vai até o dia 24 deste mês. A primeira fase é técnica, e acontece com instruções sobre condicionamento físico e a coordenação psicomotora no local. A segunda fase é o salto propriamente dito. Nas duas primeiras semanas saltam os cadetes aviadores, e na terceira saltarão os intendentes e infantes. A instrução irá ocorrer ainda com seis cadetes do 2º ano que não fizeram o salto em 2012 e 26 militares da Marinha do Brasil que estão matriculados no Curso de Aviador na AFA.

“Acho que é um prêmio que a gente recebeu. Aproveitei bastante. Tivemos uma instrução cansativa durante a semana, mas foi premiado com esse salto”, disse o Cadete Aviador Joacir Ferreira Bispo Junior, que treinou exaustivamente os procedimentos de aterragem com as equipes do PARA-SAR e Esquadrões de resgate.

Para o Cadete Aviador Wellton Cardoso Barreiros de Souza o salto de emergência proporcionou calmaria e liberdade. “Quando cheguei lá em cima, fiquei bem nervoso. Mas depois que saltei, foi uma sensação muito boa. Senti um tipo de liberdade, um silêncio muito bom”, contou.

Aproveitando a estrutura e aeronaves disponíveis, 49 cadetes do 3º e 4º anos do Curso de Formação de Oficiais Infantaria realizaram o Salto Armado e Mochilado como método de infiltração aeroterrestre para o cumprimento de missões de Patrulha.