OPERACIONAL

FAB e Exército treinam lançamento múltiplo de cargas pesadas

Publicada em: 01/03/2013 11:11
Imprimir
Fonte: 1° GTT

Durante uma manobra realizada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) da V FAE e pela Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro, duas cargas pesadas foram lançadas em sequência de uma aeronave C-130 Hércules, na manhã da última quarta-feira (27/02), na área de lançamento da Base Aérea dos Afonsos (BAAF), localizada no Rio de Janeiro.

Denominado “Heavy Sequencial”, o procedimento consiste em prender a carga a ser lançada em uma plataforma fixa apropriada e, utilizando um paraquedas de extração, lançar a carga a aproximadamente 1000 pés de altura. Ao ser projetada da aeronave, uma plataforma puxa a outra, sendo possível o lançamento de até 4 cargas, com capacidade total de aproximadamente 20 toneladas.

“Esse lançamento demonstra a grande competência logística desenvolvida, que aliada ao preparo e habilidade das tripulações, torna capaz a distribuição de grande quantidade de material utilizando apenas uma aeronave”, afirmou o Capitão Aviador Bruno Rocha, um dos pilotos da FAB que participou do procedimento.

O lançamento foi acompanhado pelo Comandante da V FAE, Brigadeiro do Ar Cesar Estevam Barbosa e pelo Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, General de brigada Roberto Escoto.