ORDEM DO DIA

Centenário do Campo dos Afonsos

Publicado: 12/12/2012 15:40
Imprimir
Fonte: GABAER

ORDEM DO DIA DO COMANDANTE DA AERONÁUTICA

Brasília, 12 de dezembro de 2012.

APÓS UM SÉCULO DE DEDICAÇÃO A ARTE DE VOAR, ESSAS HISTÓRICAS PAISAGENS ACREDITAM NUMA ÚNICA FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO – A EDUCAÇÃO. NENHUMA VIRTUDE DEFINE MELHOR O QUE CONSTITUI O ESPÍRITO DO LENDÁRIO CAMPOS DOS AFONSOS, POIS ESTAS INSTALAÇÕES TÊM A ALMA SEDIMENTADA EM UM SÉCULO DE EXISTÊNCIA, FORJADO NAS DINÂMICAS MENTES, INSPIRADAS NA PERENE BUSCA DO INFATIGÁVEL IDEALISMO DOUTRINADOR DE NOSSOS PRECURSORES.

FOI ESSE ÍMPETO, UM MISTO DE ALTIVEZ, INDEPENDÊNCIA INTELECTUAL E CONSCIÊNCIA DEMOCRÁTICA, A FORÇA QUE NOS IMPULSIONA, INCONTIDAMENTE, A RESGATAR, HOJE, A HISTÓRIA DA AVIAÇÃO MILITAR E DA NOSSA GLORIOSA FORÇA AÉREA BRASILEIRA. UMA MAGNÍFICA JORNADA, CARACTERIZADA PELO AFLORAMENTO DA NOTÁVEL VOCAÇÃO PARA O SUBLIME DOM DE ENSINAR, PERMITINDO-NOS CULTUAR AS RICAS TRADIÇÕES AERONÁUTICAS POR MEIO DAS PRECIOSAS ESCOLAS QUE SEMPRE SEDIOU, E DAS QUAIS HERDAMOS UMA INCALCULÁVEL HERANÇA.

ESSE RICO LEGADO NOS TRANSPORTA AOS SAUDOSOS DIAS DA MEMORÁVEL CONQUISTA DA TERCEIRA DIMENSÃO, QUANDO O NOSSO AUDACIOSO PATRONO – ALBERTO SANTOS DUMONT – DECOLOU DOS CÉUS DE PARIS PARA ESCREVER BELAS PÁGINAS DE UMA VERDADEIRA EPOPEIA PARA A RAÇA HUMANA.

O MESMO DUMONT SERIA HOMENAGEADO NESTE LAR DA AERONÁUTICA, AO SER DESIGNADO PRESIDENTE HONORÁRIO DA PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DEDICADA, INTEGRALMENTE, AOS ASSUNTOS AÉREOS NO BRASIL – O PIONEIRO AEROCLUBE DO BRASIL. TAL ORGANIZAÇÃO SERIA RESPONSÁVEL POR LANÇAR OS PILARES PARA A CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS AERONÁUTICAS EM TERRAS NACIONAIS, TRANSMUTANDO-SE, COM A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO AERONÁUTICO, NA SIMBÓLICA – ESCOLA BRASILEIRA DE AVIAÇÃO.

O EMPREENDEDORISMO NECESSÁRIO A TAIS INICIATIVAS, SOMENTE SERIA POSSÍVEL PELA SÓLIDA CONTRIBUIÇÃO DOS NOSSOS IRMÃOS DO EXÉRCITO E DA MARINHA, PERSONIFICADA EM HOMENS DO QUILATE DOS TENENTES RICARDO KIRK E JORGE HENRIQUE MOLLER. OMBREAVAM ESFORÇOS, EM PROL DA AVIAÇÃO NACIONAL, HERÓIS DAS NOSSAS FORÇAS ARMADAS, PROTAGONISTAS DE FATOS HISTÓRICOS QUE ATESTAM A CORAGEM, O PIONEIRISMO E A ABNEGAÇÃO DAQUELES QUE, AO LONGO DOS ANOS, FIZERAM DE UMA PACATA FAZENDA UM PORTENTOSO CAMPO DE AVIAÇÃO.

AS PISTAS DE POUSOS DESSE AERÓDROMO TESTEMUNHARIAM, SILENCIOSAMENTE, OUTRA NOBRE E PIONEIRA MISSÃO DESSA LÍDIMA GUARNIÇÃO MILITAR – A IMPERIOSA INTEGRAÇÃO NACIONAL. SONHO DE MÚLTIPLAS GERAÇÕES DE CIDADÃOS DE FARDA, A EFETIVAÇÃO DA UNIÃO PLENA DOS – ARQUIPÉLAGOS DE POVOAÇÕES – DISPERSOS NESTE IMENSO TERRITÓRIO, PARA A FORMAÇÃO DE UM POTENTE CATALISADOR DO PROGRESSO, SEMEANDO ESPERANÇA E OFERECENDO ALENTO AO NOSSO AMADO E AGUERRIDO POVO BRASILEIRO.

ASSIM FOI QUE, EIVADOS COM O MESMO PIONEIRISMO QUE ALIMENTAVA DUMONT, OS BANDEIRANTES DO AR, LIDERADOS POR EDUARDO GOMES, LEMOS CUNHA, CASEMIRO MONTENEGRO FILHO E NELSON FREIRE LAVENÈRE WANDERLEY, LANÇARAM OS ALICERCES DO INOLVIDÁVEL E AGREGADOR CORREIO AÉREO NACIONAL.

UM AUDACIOSO EMPREENDIMENTO, DE AVULTADO INSTINTO NACIONALISTA, PATENTEADO, NA TARDE DE 12 DE JUNHO DE 1931, QUANDO O CAMPO DOS AFONSOS SAGROU-SE COMO O PALCO DA REALIZAÇÃO DE UM DOS MAIS FRUTÍFEROS E GRANDIOSOS SONHOS NACIONAIS.NAS ASAS DO BRAVO CURTISS K263, O VÔO INAUGURAL DO NOSSO CORREIO AÉREO FEZ NASCER O FUTURO, ONDE O TREMULAR ALTIVO DAS CORES DO MANTO NACIONAL, NOS MAIS RECÔNDITOS PONTOS DO TERRITÓRIO BRASILEIRO, SENSIBILIZA-NOS O ÍNTIMO. SENTIMENTO DE INCONTESTE MATERIALIZAÇÃO DA CAPACIDADE E DO DESTEMOR DOS HOMENS QUE LAPIDARAM, COM SANGUE E SUOR, AS VASTAS FRONTEIRAS DESTE PAÍS, CONSOLIDANDO A AERONÁUTICA COMO ATOR FUNDAMENTAL DA RICA HISTÓRIA DA UNIFICAÇÃO NACIONAL.

HOJE, O SUCESSO CONTINUA PRESENTE NA TRAJETÓRIA PIONEIRA DO INSÍGNE BERÇO DA AVIAÇÃO NACIONAL. POIS, PARA A NOBRE TAREFA EDUCADORA, COUBE A NOSSA JUBILOSA UNIVERSIDADE DA FORÇA AÉREA – UNIFA – MANTER VÍVIDA A CENTELHA DA BUSCA PELO CONHECIMENTO, METICULOSAMENTE, CONSOLIDADA NA PROFÍCUA INICIATIVA DE SEDIAR CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO, VOLTADOS PARA O CONTÍNUO APERFEIÇOAMENTO DO EMPREGO DO PODER AEROESPACIAL.

VOLTADAS PARA ESSE MESMO CASTO OBJETIVO, AS ESCOLAS DE APERFEIÇOAMENTO E DE COMANDO E ESTADO-MAIOR, ALÉM DO CENTRO DE INSTRUÇÃO ESPECIALIZADA, ASSUMIRAM, AO LONGO DESTE VITORIOSO SÉCULO, A GLORIOSA MISSÃO DE PREPARAR OS LÍDERES DA AERONÁUTICA PARA ATUAREM EM TEATROS DE OPERAÇÕES CADA VEZ MAIS DENSOS, ASSIMÉTRICOS E TECNOLÓGICOS. AMBIENTES OPERACIONAIS PLENAMENTE REPRESENTADOS PELAS IMPÁVIDAS ORGANIZAÇÕES MILITARES DA FORÇA AÉREA SEDIADAS NESSE SOLO SAGRADO.

AQUI, A ARTE DA LOGÍSTICA MANIFESTOU-SE PELA PRONTIDÃO DA QUINTA FORÇA AÉREA E PELO CONHECIMENTO TÉCNICO DO PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO. JÁ O EMPREGO OPERACIONAL, A MAIS PURA E PRECIOSA APLICAÇÃO DO VETOR AÉREO, FEZ-SE PELAS AGUERRIDAS ATUAÇÕES DO 3º/8º GRUPO DE AVIAÇÃO E DO 1º GRUPO DE TRANSPORTE DE TROPA.

FORNECERAM A ESSAS UNIDADES AÉREAS, INCONTESTE SUPORTE OPERACIONAL E ADMINISTRATIVO, AS MARCANTES ATUAÇÕES DA PIONEIRA BASE AÉREA DOS AFONSOS; DO ALTIVO BATALHÃO ESPECIAL DE INFANTARIA; E DO PROFISSIONAL DESTACAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO.

AO LONGO DOS ANOS, OS HOMENS E MULHERES DE AZUL SENTIRAM-SE ACOLHIDOS PELA PRESENÇA INFATIGÁVEL DO HOSPITAL E DA PREFEITURA DE AERONÁUTICA; ALÉM DE AMPARADOS PELAS DIRETIVAS DO TECNOLÓGICO INSTITUTO DE FISIOLOGIA E DA ZELOSA COMISSÃO DESPORTIVA.

REGISTRANDO OS VARIADOS E RICOS DETALHES DA CAMINHADA DE TODOS ESSES SINÉRGICOS ATORES, AO LONGO DE 100 ANOS DE AVIAÇÃO, RENDEMOS O JUSTO PREITO AO MUSEU AEROESPACIAL E AO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO, RESPONSÁVEIS PELA SUBLIME TAREFA DE UNIFICAR PASSADO E PRESENTE, NUM ACERVO DE INSONDÁVEL CAPACIDADE NARRATIVA. TESTEMUNHAS DE UMA FANTÁSTICA HISTÓRIA, ONDE O ENSINO DA ARTE DE VOAR ALIMENTOU A INCONTIDA CHAMA DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, NOS CORAÇÕES DOS HOMENS E MULHERES DE AZUL, ESPALHADOS BRASIL A FORA, NAS ORGANIZAÇÕES DA NOSSA PUNJANTE FORÇA AÉREA BRASILEIRA.

PARABÉNS CAMPOS DOS AFONSOS!
QUE DEUS CONTINUE A ILUMINAR SEU CAMINHO RUMO A UM INSTIGANTE FUTURO!

Tenente-Brigadeiro-do-Ar JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica

Notícias Relacionadas