SEGURANÇA DE VOO

Inscrições abertas para curso de especialização no CENIPA

Publicada em: 19/11/2012 09:33
Imprimir
Fonte: CENIPA

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) está com inscrições abertas para o exame de seleção ao curso de Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (PE-Safety). Podem participar civis e militares que atuam diretamente na atividade de segurança de voo.

O curso, que tem por objetivo uma abordagem científica para o crescimento da cultura de segurança na aviação, será desenvolvido pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). A duração será de 9 meses e as aulas acontecerão aos sábados das 8h30 às 13h e das 14h às 18h30, no auditório do CENIPA, em Brasília.

O processo seletivo, com análise curricular, prova escrita e entrevista, está marcado para o dia 15 de dezembro no CENIPA. Aqueles candidatos que não puderem participar dessa primeira etapa, terão nova oportunidade em 15 de janeiro de 2013, na sede do ITA em São José dos Campos (SP). Os aprovados no exame de seleção deverão confirmar matrícula até o dia 31 de janeiro de 2013, devendo formalizar via mensagem eletrônica [email protected] endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

As disciplinas do curso terão ênfase em Engenharia Aeronáutica e Segurança de Sistemas Aeronáuticos, Sistemas de Gestão de Segurança na Aviação, além de disciplinas complementares. Será o único curso no Brasil com estas características sob a coordenação do professor Phd Donizeti Andrade, do corpo docente do ITA.

A especialização é dirigida para profissionais envolvidos com a atividade de segurança operacional das Forças Auxiliares, Polícias Civis e Militares, Bombeiros militares dos Estados ligados à Secretaria nacional de Segurança Pública (SENASP), Secretaria de Aviação Civil (SAC), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Infraero, fabricantes aeronáuticos, empresas aéreas, bacharéis em Ciências Aeronáuticas.

A instituição de ensino
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), criado em janeiro de 1950, é uma instituição universitária especializada no campo do saber aeroespacial vinculado ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Tem por finalidade promover, por meio da educação, do ensino, da pesquisa e da extensão, a formação de profissionais de nível superior nas especializações de interesse da Aeronáutica e do setor aeroespacial.

Saiba mais sobre os planos da "Fábrica de Cérebros" da Força Aérea Brasileira: http://migre.me/bEPWi