ESQUADRILHA DA FUMAÇA

EDA lança documentário “No céu do Brasil”

Publicada em: 31/10/2012 15:04
Imprimir
Fonte: EDA

Sete aeronaves sobrevoam as belezas naturais de nove cidades do Brasil e colorem o céu com as cores da bandeira nacional, pincelando desenhos com  fumaça. Este é o roteiro do documentário “No céu do Brasil”, do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), lançado na noite da última terça-feira (30) no cinema da Academia da Força Aérea (AFA).

Depois da estreia, o cadete do 1º ano da AFA, Gustavo Henrique Kayser Vargas, elogiou o documentário. “O filme mostra como moradores de cidades pequenas, que nem estão acostumados a ver aviões, ficam surpreendidos com as manobras da Esquadrilha”, disse.

A ideia do filme surgiu  em 2011, como parte das comemorações dos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça. A tenente de Relações Públicas do EDA, Josiana Tortorella, explica que, em novembro de 2011, estava prevista uma viagem da Esquadrilha para demonstrações em nove cidades brasileiras, iniciando pelo município mineiro de Pará de Minas e seguindo pelo Circuito Nordeste em Salvador, Recife, Maceió, Joca Claudino, Cajazeiras, Juazeiro do Norte, Crateús e Natal.

Nesta viagem, uma  equipe da afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo e no Sul de Minas, EPTV, acompanhou as apresentações e registrou os momentos marcantes da viagem, como demonstrações aéreas nas cidades e traslados de um município para outro.  A viagem rendeu uma série especial de reportagens na Rede Globo regional, em maio de 2012, na semana da comemoração de 60 anos da Esquadrilha da Fumaça.

“De posse desse material, a equipe de Comunicação Social da Esquadrilha pensou em utilizar essas reportagens para montar um documentário que fizesse parte das comemorações do aniversário do esquadrão”, explica  a Tenente Josiana. 

O documentário “No céu do Brasil”,  inclui dois DVD`s com imagens do circuito por nove cidades e do evento de aniversário de 60 anos, realizado em maio deste ano, em Pirassununga, no interior de São Paulo.

Um DVD de extras traz  reportagens sobre a “Missão Chile”, os “Anjos da Guarda”,  equipe de apoio do EDA, formada por mecânicos, relações públicas e o médico; “A Casa da Fumaça”, com informações sobre a Academia da Força Aérea (AFA), sede da Esquadrilha; o “Voo Invertido”, com a formação de um “fumaceiro”.