MÊS DA ASA

Guarnição de Aeronáutica de Belém realiza exposição em shopping

Publicada em: 22/10/2012 15:58
Imprimir
Fonte: I COMAR

Em comemoração ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira, a Guarnição de Aeronáutica de Belém está realizando uma exposição estática no Parque Shopping Belém como parte das celebrações da Semana da Asa 2012. Materiais de busca e resgate, sistemas de controle do tráfego aéreo, maquetes de aeronaves e dicas de saúde e de formas de ingresso na carreira militar podem ser observadas pela população. A exposição vai até o dia 23 de outubro.

O objetivo do evento é demonstrar ao povo paraense o trabalho realizado pela FAB na região amazônica, que contém especificidades diferentes da atuação da Aeronáutica no resto do país. O Esquadrão Falcão (1º/8º Gav), especializado em missões de busca e resgate, leva ao público equipamentos utilizados para localizar e remover destroços e vítimas de acidentes aéreos, bem como para realizar a remoção de pessoas enfermas em locais de difícil acesso, como serras elétricas, equipamentos de rapel, macas, kits de primeiros socorros, instrumentos de combate SAR, além de um amplo acervo fotográfico das missões reais realizadas nos últimos anos.

O Esquadrão Netuno (3º/7º Gav), especializado no patrulhamento das águas territoriais da região norte, exibe os meios de controle marítimo e fluvial, bem como seus kits de sobrevivência no mar, que exigem técnicas e conhecimentos específicos para operar em ambientes aquáticos. O Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Belém (BINFAE-BE) chama a atenção com as fardas camufladas diferenciadas para cada ambiente de combate, bem como seus instrumentos de controle de distúrbios, operações ribeirinhas e de guerra na selva.

Ponto alto da exposição é a exibição ao vivo do controle do tráfego aéreo realizado pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Belém (DTCEA-BE), que instalou um console interligado via rádio com as antenas da torre de controle do Aeroporto Internacional Júlio César, que reproduz, em tempo real, o diálogo entre torre e pilotos que operam na cidade de Belém. A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), responsável pelo processo de construção de pistas e aeródromos no meio da selva amazônica explica para os visitantes as operações logísticas para construir no meio da floresta, bem como as dificuldades de acesso e de obtenção de insumos nas localidades de fronteira.

Militares do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) e do Serviço Regional de Ensino (SERENS 1) prestam informações aos jovens sobre formas de ingresso, tipos de carreiras, bem como dicas de saúde e bem estar.

Para o Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Major-Brigadeiro-do-Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, essa exposição é uma forma de levar as ações da FAB até a comunidade, demonstrando aos cidadãos o que a Força Aérea faz para a defesa do país e da soberania do povo brasileiro.

“Além de prestarmos contas do dinheiro que a sociedade investe nas Forças Armadas, em ações como essa damos a chance das pessoas conhecerem de perto o trabalho de milhares de homens e mulheres que dedicam suas vidas para defender o país, bem como facilitar a compreensão do serviço militar e estimular os jovens a ingressarem nas fileiras do nosso país”, explica.

Assunto(s): , , ,