OPERAÇÃO AMAZÔNIA

Clima desafia perícia dos pilotos em missões de reabastecimento em voo

Publicada em: 24/09/2012 09:59
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

 

 

Caças A-1 e F-5EM da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram, neste sábado (22/09), missões de reabastecimento em voo na Amazônia. O procedimento permite que os caças tenham maior autonomia e alcance. A aeronave reabastecedora foi um KC-130 Hércules, do Esquadrão Gordo (1º/1º GT), do Rio de Janeiro. "A alta nebulosidade e as mudanças bruscas do tempo, características da região, são uma dificuldade a mais para os pilotos durante o reabastecimento", explica o Capitão-Aviador Moisés, piloto do Hércules.

O reabastecimento foi realizado em dois trechos na região Norte, onde o Ministério da Defesa coordena o exercício militar conjunto entre Marinha, Exército e Força Aérea, a Operação Amazônia 2012. O primeiro ocorreu ao norte de Porto Velho (RO), com quatro caças F-5 do Esquadrão Pacau (1º/4º GAV), de Manaus.

Duas horas depois, mais quatro A-1, do Esquadrão Adelphi, emparelharam com o avião "tanque", perto da cidade de Vilhena (RO). Uma equipe da Agência Força Aérea registrou as imagens. Para realizar a gravação em full HD, uma porta lateral do Hércules foi aberta durante os dois reabastecimentos. Instalada em um dos F-5, uma microcâmera captou o momento da conexão dos caças com a mangueira da aeronave reabastecedora.