SOCIAL

Centro de Lançamento de Alcântara promove segunda campanha de doação de sangue em 2012

Publicada em: 17/09/2012 13:27
Imprimir
Fonte: CLA

Com objetivo de conscientizar o efetivo acerca da importância da doação de sangue, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou, nos dias 12 e 13 de setembro, a segunda campanha de doação de 2012. A atividade contou com o apoio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HEMOMAR) que realizou a coleta de sangue em militares e civis do efetivo da unidade da Força Aérea no Maranhão. Durante a campanha foram coletadas 137 bolsas de sangue com capacidade de 450 ml cada.

Para realizar a doação, os voluntários passaram por uma triagem com a realização de testes de anemia e verificação da pressão arterial, pulso, temperatura e peso. Logo em seguida, passaram por uma bateria de perguntas confidencial e sigilosa referente a comportamentos e hábitos comuns, histórico de doenças, realização de procedimentos cirúrgicos. Tais informações são necessárias para garantir a confiabilidade do material coletado. Depois de passarem pela triagem, os doadores realizaram o procedimento de coleta que dura no máximo 15 minutos. 

A ação contou com a participação da turma de recrutas do segundo semestre de 2012 em formação no Centro. A doação de sangue é um ato solidário que salva vidas. Além disso, é extremamente segura, pois todo material utilizado é estéril e descartável. Não há riscos de contrair doenças doando sangue.