DESFILE

Aeronaves da FAB encantam o público no 7 de setembro em Brasília

Publicada em: 07/09/2012 13:26
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Mais de 40 mil pessoas assistiram ao desfile de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). O público se emocionou com o desfile aéreo de mais de 20 aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

A professora Maria da Luz Melo veio do Rio de Janeiro para assistir junto com toda a família ao desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Ela diz que, mesmo sendo portuguesa, é uma emoção acompanhar esse dia tão importante para o brasileiros. “Tenho muito orgulho de estar aqui hoje. Moro no Brasil há 38 anos, meus filhos e netos são brasileiros. Na verdade, me sinto brasileira de coração”, disse.

Ela assistiu pela primeira vez a apresentação da Esquadrilha da Fumaça ao lado dos filhos, nora e netos – todos foram vestidos de verde e amarelo. O mais novo da família era o pequeno Rafael, que se empolgou com as manobras da Esquadrilha da Fumaça e revelou ter vontade de ser piloto da FAB. Para o pai, Eduardo Melo, o 7 de setembro é uma data que todos devem ter orgulho. “Estou em Brasília há quatro anos e essa é a primeira vez que acompanho o desfile na Esplanada dos Ministérios. Me arrependo de não ter vindo antes. Acho muito importante estarmos aqui hoje prestigiando esse evento maravilhoso”, disse.

Durante o desfile, passaram escolas da rede pública e particular do Distrito Federal representando a cultura das cinco regiões do País. O público viu bonecos gigantes, arte de rua, muita dança e folclore brasileiro.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, acompanhou as comemorações ao lado da Presidente da República Dilma Rousseff, que assistiu à marcha de cadetes da Academia da Força Aérea, da Companhia de Cerimonial Santos Dumont, dos grupamentos de aeronavegantes, da Companhia de Infantaria de Combate, do Grupamento da Guarnição de Brasília e das Bandas da Base Aérea de Brasília e do Galeão. Também passaram pracinhas da Força Expedicionária Brasileira e militares do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), que lutaram na II Guerra Mundial.

Demonstrando as armas empregadas na missão de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro, aeronaves de todas as aviações da FAB sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios. Passaram caças Mirage F-2000, A-1 e A-29 Super Tucanos. Um KC-137 Boeing fez uma demonstração de reabastecimento em voo com caças F-5 Tiger. Também desfilaram um avião patrulha P-3, de transporte C-105 Amazonas e helicópteros H-34 Super Puma, H-36 Caracal e H-60 Blackhawk.

No fechamento, a Esquadrilha da Fumaça apresentou-se sobre a Esplanada dos Ministérios. Mesmo com o forte calor na cidade, o público acompanhou atentamente as manobras. “Este é um momento em família muito especial. Sentimos a emoção de ver o desfile, estar no meio do público. Mas o principal foram as acrobacias arriscadas da Esquadrilha, que passam muita adrenalina”, completou Eduardo Melo.