CARREIRA

Futuros Oficiais realizam exercício de campanha em Belo Horizonte

Publicada em: 10/08/2012 15:34
Imprimir
Fonte: CIAAR

Os 157 futuros tenentes que realizam o Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários (EAOT) participaram, de 6 a 10 de agosto, do Exercício de Campanha em área recém-construída no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (MG). A atividade faz parte da formação dos futuros oficiais e tem como objetivo proporcionar aos participantes o preparo mínimo para a atuação em um ambiente hostil ou em uma situação de conflito.

A nova área de acampamento foi construída em 30 dias pelos militares do Batalhão de Infantaria e do Corpo de Alunos do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR). Com isso, o CIAAR ganha um espaço próprio para realização da atividade, que antes era realizada na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena (MG).

“Hoje temos uma área própria, com toda a estrutura necessária para o sucesso desta atividade, que é de extrema importância para a formação militar dos futuros oficiais. Sinto orgulho por ter participado da montagem e de poder ver toda a estrutura funcionando. A sensação é de dever cumprido”, ressalta o sargento guarda e segurança Fabiano Hoffmann Pinto.

O Exercício teve início com uma marcha noturna a pé de 8 km até a área destinada à atividade. Durante os cinco dias de atividade, os militares permaneceram acampados no local e participaram de diversas oficinas, tais como montagem e desmontagem de acampamento; orientação no campo utilizando bússola e carta aeronáutica; procedimentos para obtenção de fogo, água e alimentos; camuflagem, ofidismo, pista de ação e reação, minas e armadilhas; entre outras instruções.

“É uma experiência única, acho que jamais passarei por algo semelhante novamente. É algo que nos ensina muito sobre nós mesmos, sobre como viver em grupo, trabalhar em equipe e, o mais importante, nos ensina a conhecer nossos limites e a superá-los.”, disse a tenente-estagiária psicóloga Clínica Renata Gomes da Costa Demarca, 28 anos, do Rio de Janeiro.

Assunto(s): , ,