CURSO

Centro de Lançamento de Alcântara (MA) recebe visita de alunos do CPEA

Publicada em: 31/07/2012 16:49
Imprimir
Fonte: CLA

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu nesta semana (30/7), no Maranhão, a visita de 48 oficiais alunos do Curso de Política e Estratégias Aeroespaciais (CPEA), realizado pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR). O Brigadeiro do Ar Roverson William Milker Figueiredo, Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior (ECEMAR), e oficiais instrutores do curso acompanharam a comitiva.

Pela manhã, o Tenente-Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, Diretor do CLA, apresentou o histórico das atividades espaciais no país, os meios atualmente disponíveis na unidade, avanços conquistados nos últimos anos e operações de lançamento realizadas. Também assistiram um lançamento simulado do Foguete de Treinamento Básico (FTB) na da Sala de Controle do CLA.

À tarde, os alunos visitaram as instalações da unidade no Setor de Preparação e Lançamento (SPL), o Prédio de Preparação de Propulsores (PPP) e as instalações da nova Torre Móvel de Integração (TMI), de onde será lançado o Veículo Lançador de Satélite. As atividades foram encerradas na área em obras do sítio de lançamentos da Alcântara Cyclone Space (ACS), situada nas imediações do CLA. A organização é uma binacional brasileiro ucraniana que enviará satélites ao espaço a partir de Alcântara por meio do foguete Cyclone-4.

O curso de Política e Estratégias Aeroespaciais (CPEA) é realizado pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) como um dos pré-requisitos para a promoção a oficial general. Além de coronéis da Aeronáutica podem participar do curso coronéis do Exército e Capitães de Mar-e-Guerra da Marinha conforme o número de vagas definido. A viagem de instrução à Região Amazônica este ano segue ainda com visitas ao COMAR I, CINDACTA IV, Segunda Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira e COMAR VII.