CURSO

Direção defensiva prepara motoristas para situações adversas no trânsito

Publicado: 10/07/2012 14:28
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Curso direção defensivaA terceira edição do Curso de Direção Defensiva, realizado em Brasília, reúne 58 militares que trabalham como motoristas e nas áreas de manutenção de veículos das unidades ligadas ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER) e Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. O evento começou nesta segunda-feira (09/7) e termina na próxima sexta-feira (13/7).

O treinamento é dividido em duas etapas: teórica e prática. Na primeira parte, ministrada no auditório do Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR), os condutores discutem temas que interferem direta ou indiretamente na atividade, como adversidades do tempo, conhecimentos sobre os veículos, manutenção, atenção e habilidades no trânsito, legislação do Código Nacional de Trânsito, normas da Força Aérea e relacionamento interpessoal. Para a parte prática, o atendimento é individualizado. O instrutor circula com cada um dos motoristas cobrando práticas e corrigindo falhas.

O Sargento Luis Carlos de Oliveira, da Base Aérea de São Paulo (BASP) é credenciado como instrutor de trânsito urbano e rodoviário junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de São Paulo. Para ele, cursos dessa natureza conseguem reduzir número de infrações e também os custos de manutenção.

De acordo com o encarregado da seção de transportes do GABAER e um dos organizadores do curso, Sargento Waldemir Delmiro Mendes Filho, a iniciativa tem o objetivo de “viabilizar uma mesma conduta de dirigibilidade e manutenção dos veículos”.

Para o sargento Ricardo de Freitas Nobre, motorista na Presidência da República, o curso é uma ferramenta importante para quem trabalha diária mente no trânsito. “Além dos conhecimentos de manutenção, estamos vendo situações de como se comportar no trânsito, prever ações dos outros motoristas, antecipar situações e agir preventivamente para manter a situação sob controle.