INOVAÇÃO

ITA apresenta na RIO+20 VANT para inspeçao de linhas de energia

Publicada em: 26/06/2012 11:22
Imprimir
Fonte: Divisão de Engenharia/ITA

A equipe técnica do projeto “Aeronave Não Tripulada Autônoma para Inspeção de Linhas de Transmissão” do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) participou na semana passada do evento Rio+20 no stand da Eletrobrás. Em 2009, o ITA e a Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF) firmaram acordo de parceria com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), para projetar um VANT - Veículo Aéreo Não Tripulado para inspeção de linhas de transmissão de energia elétrica.

O Sistema VANT, proposto para essa aplicação, inclui uma aeronave não tripulada especialmente projetada para operar em ambiente sujeito a fortes rajadas de vento e dotada de sistemas aviônicos capazes de controlar a aeronave de modo a fazê-la seguir uma trajetória pré-programada no plano de vôo do piloto automático, a cerca de 50 m da linha de transmissão, com o objetivo de captar imagens que permitam a visualização dos elementos constituintes da linha, como: cabos, emendas, isoladores e espaçadores, por exemplo.

Além disso, o sistema deve ser capaz de se comunicar com uma estação em solo instrumentada na forma de um cockpit virtual através da qual, o piloto humano possa acompanhar o voo através da imagem de uma câmera de pilotagem e, se necessário, realizar ações corretivas na rota do VANT.

Participaram da A Rio+20,  Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, mais de 190 países  para discutir como o mundo poderá crescer economicamente, tirar pessoas da pobreza e preservar o meio ambiente.