TECNOLOGIA

Lançado com sucesso o foguete VS-40M com o experimento alemão

Publicado: 25/06/2012 14:40
Imprimir
Fonte: IAE

Lançado com sucesso no dia 22 de junho, o veículo suborbital brasileiro VS-40M,  a partir do Centro de Lançamento de Andoya (Noruega),  transportando como carga-útil o experimento alemão Shefex 2, parte de um importante programa alemão de desenvolvimento de tecnologia de voos hipersônicos e de reentrada atmosférica.

A operação do veículo, financiado pelo Centro Espacial Alemão (DLR), confirma a reputação conquistada pela tecnologia brasileira de veículos suborbitais junto à Agência Espacial Européia.

O experimento Shefex 2 (Sharp Edge Flight Experiment)  teve como objetivos testar novos materiais e tipos de proteção térmica necessários para operação nessas condições, incluindo placas de carbeto de silício, desenvolvida no Instituto de Aereonáutica e Espaço (IAE), que devem ser utilizadas na estrutura do Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA).

O custo dos experimentos da missão espacial Shefex 2 foi 10 milhões de euros, estimando-se que outros 6 milhões tenham sido investidos durante o desenvolvimento desse experimento. Importante ressaltar que o Shefex 1, ocorrido em 2005, foi lançado com o foguete brasileiro VS-30 Orion, e que o Shefex 3 está previsto para voar, em 2016, a bordo do Veículo Lançador Microssatélites (VLM-1), em desenvolvimento conjunto pelo IAE e DLR, com participação de indústrias brasileiras e alemãs.

Assunto(s): , , ,