ESPAÇO- Instituto de Aeronáutica e Espaço inicia preparativos para Operação Salina no Maranhão

Publicada em: 20/06/2012 13:59
Imprimir
Fonte: IAE

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) iniciou (14/6) os preparativos para a Operação Salina, a ser realizada entre os dias 20 de junho e 20 de julho no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O transporte de motores assim como o deslocamento de parte da equipe do IAE já foram concluídos. 

O objetivo principal da Salina é realizar as operações de transporte, preparação e integração mecânica do mock up estrutural inerte do VLS-1. Também estão previstos ensaios e simulações para a verificação da integração física, elétrica e lógica da Torre Móvel de Integração (TMI) e dos meios de solo do Centro de Lançamento de Alcântara, associados à preparação para voo do VLS-1.

Outra meta da missão é a retomada das atividades operacionais de preparação e integração do VLS-1 em sua plataforma de lançamento, proporcionando treinamento operacional às diversas equipes envolvidas.

No dia 14 de junho foram enviados ao CLA, os Envelopes Motores do Primeiro Estágio (4 motores S43) e do Terceiro Estágio (1 motor S40) do mock up estrutural inerte do VLS-1. Os subsistemas restantes estão sendo preparados no Prédio de Integração de Lançadores, na Divisão de Integração e Ensaios (AIE), do IAE.

O Propulsor S43 Inerte do Segundo Estágio está sendo especialmente preparado para o levantamento dos níveis de vibração durante o transporte até o CLA.